Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Contradição histórica: As verdades reveladas pelo cadáver de Dom Pedro I e de suas duas esposas

Além dos restos mortais do imperador, os corpos de Dona Leopoldina e Dona Amélia, foram examinados pela arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel

Penélope Coelho Publicado em 08/04/2020, às 07h00 - Atualizado em 14/08/2020, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro I em pintura oficial - Wikimedia Commons
Dom Pedro I em pintura oficial - Wikimedia Commons

O corpo do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I, que esteve no comando do império de 1822 até sua abdicação em 1831, passou por uma análise arqueológica em 2012, essa foi a primeira vez que seus restos mortais foram tocados. A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, para o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, USP.

Ambiel é autora dos Estudos de Arqueologia Forense aplicados aos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil depositados no monumento à Independência, que pode ser acessado gratuitamente aqui.

De acordo com matéria publicada pela ISTOÉ, em 2013, a historiadora obteve autorizações para exumar os restos mortais de Dom Pedro I e suas mulheres: Dona Leopoldina e Dona Amélia. Diversas curiosidades e novidades sobre os membros da família real do Brasil foram descobertas nesse processo.

Ambiel nasceu no bairro do Ipiranga em São Paulo, onde os corpos dos monarcas estão enterrados. Ela tomou a iniciativa da pesquisa por estar preocupada com alguns fatores internos no local onde os caixões ficam, como a umidade.

O estudo contou com uma grande equipe formada por historiadores, arqueólogos, físicos e médicos. Eles usaram diversos recursos tecnológicos para fazerem a pesquisa, como exames de tomografia, raios-x, ressonância magnética e uso de infravermelho.

Mãos de Dona Amélia / Crédito: Divulgação 

Dom Pedro I

Nas pesquisas descobriu-se que Dom Pedro I foi enterrado com roupas de general do exército português, também foram identificadas medalhas de reconhecimento do país europeu. A única referência feita ao período em que ele governou o Brasil estava na tampa de chumbo de seu caixão, com a seguinte frase: Primeiro Imperador do Brasil, ao lado da menção: Rei de Portugal e Algarves.  

Exumação no caixão de Dom Pedro I / Crédito: Divulgação

Dona Leopoldina

Outra curiosidade da pesquisa aconteceu depois da exumação dos restos mortais de Dona Leopoldina, a primeira esposa do imperador D. Pedro I. Alguns dados históricos foram colocados à prova.

Segundo a história contada até então, a imperatriz que faleceu em 1826, teria quebrado o fêmur após Dom Pedro I tê-la empurrado da escada, no palácio Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde a residência da família real era localizada. No entanto, o exame não encontrou nenhuma fratura no corpo de Leopoldina.

Dona Amélia

A maior surpresa veio na hora da exumação do corpo de Dona Amélia, a segunda esposa do imperador Dom Pedro I e imperatriz do Brasil de 1829 até 1834. O corpo da mulher, diferente dos outros dois, estava mumificado — o que deixou algumas partes da monarca intactas, como as unhas, cabelos e cílios. O pedido de Amélia havia sido por um funeral modesto, o que aparentemente não foi atendido.

Corpo de Dona Amélia mumificado / Crédito: Divulgação

+ Saiba mais sobre Dom Pedro I pelas obras disponíveis na Amazon:

Discurso de Dom Pedro I recitado na abertura da Assembéia Geral Constituinte e Legislativa a 3 de maio de 1823, de Frei Caneca - https://amzn.to/2QackQ0

Pedro I, de Isabel Lustosa - https://amzn.to/2Qbk3NJ

O Coração do Rei: A vida de dom Pedro I, de Iza Salles (2019) - https://amzn.to/2wi3sAa

Independência e Morte. Política e Guerra na Emancipação do Brasil, de Helio Franchini Neto (2019) - https://amzn.to/3e6dINg

Diga ao povo que fico: os antecedentes da independência, de Marcelo França de Oliveira (2018) - https://amzn.to/39QuWuy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W