Curiosidades » Personagens

De Dom Pedro I a Nero: Reconstruções faciais de grandes figuras históricas

Importantes de diferentes maneiras, esses nomes pouco se parecem com as pinturas deixadas na História

Alana Sousa Publicado em 14/03/2020, às 11h00

Dom Pedro I
Dom Pedro I - Cícero Moraes

1. Cleópatra

Crédito: Sally-Ann Ashton

 

A rainha ptolomaica do Egito, Cleópatra, tinha influências helenísticas, núbias e semitas, o que está bem longe da imagem caucasiana conhecida. Em 2017, a egiptóloga Sally-Ann Ashton, da Universidade de Cambridge, realizou uma pesquisa para reconstituir o rosto da rainha e elencar definitivamente os seus traços físicos.


2. Dom Pedro I

Crédito: Cícero Moraes

 

Em abril de 2018, uma reconstituição facial feita por fotografia computorizada 3D, feita pelo designer Cícero Moraes, revelou os traços mais realísticos de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil. Tal fato foi importante para a quebra da noção popular sobre a aparência da nobreza e para compreender características que se aproximam popularmente.


3. Tutancâmon

Crédito: Ashraf Selim

 

De acordo com as representações 3D de sua múmia, o faraó tinha dentes grandes, um queixo recuado e um nariz fino. Além disso, seu corpo mostra uma perna quebrada, indicando que ele pode ter morrido caindo de um cavalo ou carruagem. A reconstrução foi feita pelo radiologista egípcio Ashraf Selim, da Universidade do Cairo. Em um documentário exibido pela rede inglesa de televisão, BBC.


4. Nero

Crédito: Salvador Ruano

 

Baseado em referências históricas, como pinturas, bustos em mármore e descrições em livros, o artista Salvador Ruano, que faz parte do projeto espanhol Césares de Roma, realizou uma reconstrução hiperrealista de como seria o antigo imperador romano, Nero. A escultura foi feita a partir de silicone e acrílico.


5. Maria da Escócia

Crédito: Caroline Wilkinson

 

Em 2013, Maria, rainha da Escócia, teve seu rosto reconstruído em uma modelagem 3D. O Museu Nacional da Escócia pediu que a artista forense da Universidade de Dundee, Caroline Wilkinson, realizasse o trabalho. A reconstrução foi de grande importância, já que não existem retratos de Maria.


+Saiba mais sobre esses personagens através das obras abaixo

Nero, David Shotter (2008) - https://amzn.to/31LeuaZ

Cleópatra: Uma biografia, Stacy Schiff (2011) - https://amzn.to/2Wc1jyH

D. Pedro - A História não Contada, Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/2pVX2Da

Tutancâmon: o último segredo, Christian Jacq (2009) - https://amzn.to/2JoVnNv

Maria Stuart, Stefan Zweig (e-book) - https://amzn.to/2BKWEdG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.