Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Asas para quê? Os bolinhos voadores da Nasa

Os projetos malucos deram origem ao ônibus espacial - e, agora, a seu sucessor

Fábio Marton Publicado em 07/07/2017, às 10h34 - Atualizado em 19/10/2018, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do HL-10, um dos projetos malucos da Nasa - nurflugel.com
Ilustração do HL-10, um dos projetos malucos da Nasa - nurflugel.com

RETROTECH


Ainda em seus primeiros anos, a Nasa já estava tentando criar o “avião espacial”. A ideia era um veículo que pudesse ir e voltar e descesse num aeroporto em vez de cair no meio do oceano. E conseguiram: o resultado foi o ônibus espacial, inaugurado em 1981 e aposentado em 2011. Mas nesse caminho muita coisa esquisita surgiu. 

+ O disco voador da vida real

+ Carros voadores existem há um século

Com a tecnologia da década de 1960, um problema com o avião espacial eram as asas, que seriam destruídas pelo imenso atrito na reentrada. O engenheiro Alfred J. Eggers Jr., do Ames Aeronautical Laboratory, notou que a ponta de um foguete, se levemente modificada, causava sustentação aerodinâmica: voava, sem asas. 

Em 1963, decolou o M2-F1, a “banheira voadora”. Decolar, no caso, é exagero, porque era só um planador de madeira puxado por um avião. E, por todo o projeto, nenhum dos lifting bodies (“fuselagens sustentáveis”) decolaria por meios próprios. Após 477 voos, a Nasa decidiu que seria viável um avião de verdade sem asas. 

Então foi criado o M2-F2, de 1966, versão em metal do M2-F1, que voava tão bem quanto uma banheira – o avião chacoalhava violentamente. Um sério acidente no ano seguinte levou ao M2-F3 – igual, mas com um leme a mais, estreando em 1970. Em paralelo à série MF, surgiu o HL-10, também em 1966. Esse quebraria vários recordes sem quebrar seus pilotos. O último dos esquisitões foi o X-24A, de 1969, que tinha a vantagem de não parecer uma banheira, sendo mais bem descrito como “batata voadora”. Esse evoluiu para o bem mais estiloso X-24B, com linhas angulosas, como a cria final do projeto: o ônibus espacial. Que, ironicamente, tinha asas. A tecnologia então já permitia isolá-las da temperatura na reentrada. 

Mas as banheiras voadoras voltaram: entre projetos o DreamChaser é o mais avançado. O aviãozinho espacial sem asas e capaz de levar seis passageiros, foi criado por uma empresa privada a pedido da Nasa. Está na fase final de testes na atmosfera antes de sua primeira missão espacial. É o possível sucessor do ônibus espacial e também deverá servir à iniciativa privada.