Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Harry Potter

Ator intimidador e quase 'demissão': Veja as revelações feitas por atores de Harry Potter

Relacionamentos, arrependimentos e momentos embaraçosos: o que os atores de Harry Potter já falaram sobre os acontecimentos por trás das câmeras?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/10/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atores no filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) - Divulgação/Warner Bros
Atores no filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) - Divulgação/Warner Bros

Harry Potter é uma das maiores sagas literárias de todos os tempos. Em 1997, a britânica J.K. Rowling iniciou o mundo de fantasia do jovem órfão, de 11 anos, que descobre ser o filho de grandes bruxos.

As obras ganharam não só imensa popularidade com aclamação da crítica, mas também se tornou um sucesso comercial por todo o mundo. Até maio de 2015, para se ter ideia, Harry Potter já havia vendido mais de 430 milhões de cópias — sendo traduzido para 73 idiomas.

Em 2001, o primeiro livro da saga, 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', ganhou uma adaptação cinematográfica; arrecadando cerca de US$ 975 milhões de bilheteira em todo o mundo e recebeu três nomeações para o Oscar. A saga se tornou a série cinematográfica mais assistida da história, fazendo a marca Harry Potter ser estimada em 15 bilhões de dólares.

Cena de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), primeiro filme da franquia/ Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

+ Como Dobby, de 'Harry Potter', tem causado dor de cabeça em cidade galesa?

Desta forma, não é difícil imaginar que a história do bruxinho mudou completamente a vida não só de Rowling como de todos os atores mirins. Décadas depois, Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e seus colegas revelaram segredos dos bastidores: entre relacionamentos, arrependimentos e momentos embaraçosos.

1. As 'paixões' 

Em 2022, a HBO Max lançou 'Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts', reunindo grande parte do elenco dos filmes da franquia para celebrar as duas décadas do lançamento de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal'.

Entre os presente, obviamente, estava o ator Daniel Radcliffe, que deu vida ao bruxinho mais famoso da história da ficção. Em entrevista, Radcliffe revelou sua 'admiração' pela atriz Helena Bonham Carter — que interpretou a vilã Bellatrix Lestrange.

No especial, Daniel compartilhou uma carta de amor que escreveu para Carter — que é 23 anos mais velha que ele: "Cara HBC, foi um prazer ser seu coadjuvante e porta-copos, no sentido de que sempre acabei segurando seu café", escreveu.

Eu te amo e só queria ter nascido 10 anos antes. Eu poderia [ter tido] uma chance. Muito amor e obrigado por ser legal."

Já à Vanity Fair, Radcliffe revelou ser bem versado em fanfics de Harry Potter. Ao responder perguntas de seus colegas do musical 'Merrily We Roll Along', o ator falou sobre seus hábitos de consumo na internet.

Questionado sobre a história mais estranha que leu, Daniel Radcliffe relatou sobre as cena de amor escrita pelos fãs entre Harry e seu rival Draco Malfoy: "Obviamente, estou ciente de que há muitas semelhanças com Harry e Draco como personagens juntos. Então, eu li um pouco disso".


2. O ódio e paixão 

Em 2022, o ator Tom Felton (Draco Malfoy) lançou seu livro de memória: 'Behind the Wand', onde revelou que teve um começo de relação conturbado com Emma Watson (Hermione Granger) ainda durante as audições.

Já no set de filmagem, ele e Josh Herdman (Gregory Goyle) chegaram a rir da atriz quando ela fez uma coreografia. Com o tempo, porém, Felton entendeu que a atriz tinha "muito com que lidar" — visto que ela era a mais jovem e única mulher do elenco nos anos iniciais de fama.

Estou feliz que nossa amizade não tenha afundado nas rochas da minha insensibilidade", escreveu em seu livro, cujo prefácio foi escrito por Watson.

Apesar do início conturbado, Felton e Watson já admitiram que nutrem sentimentos fortes um pelo outro. O interprete de Malfoy chegou a relatar que, definitivamente, houve uma "faísca" entre eles na época, mas nada muito sério.

"Acho que nunca me apaixonei por Emma, ​​mas eu a amava e admirava como pessoa de uma forma que nunca poderia explicar a mais ninguém", escreveu ele.

Watson disse ter tido uma 'quedinha' pelo companheiro. No prefácio do livro, porém, ela escreveu que os dois "sempre luta(m) para explicar às pessoas a natureza de nossa conexão e relacionamento". A conexão deles, explicou ela, é "muito mais profunda" do que a amizade comum. "Há mais de 20 anos nos amamos de uma maneira especial".

Somos almas gêmeas. Fico emocionado ao pensar nisso", completou.

3. O intimidador 

Em 2021, Tom Felton organizou uma watch party de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' na conta da Peacock no TikTok. Após a sessão, ele respondeu algumas perguntas de fãs sobre os bastidores do longa.

Ao ser questionado como foi trabalhar com Alan Rickman, falecido em 2016, aos 69 anos, Felton relatou que era "assustador" dividir o set com um ator premiado. "Ele era o único ator que eu conhecia e era aterrorizante da maneira mais agradável", disse Felton.

Cena entre Draco Malfoy (Tom Felton) e Severo Snape (Alan Rickman) em 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' (2009)/ Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures/HBO Max

Segundo Tom, o interprete de Severus Snape era "muito, muito gentil" e tinha um "senso de humor perverso". O ator considerou "um privilégio" trabalhar com Rickman, mesmo que tenha sido um pouco intimidador. "Eu o conheci quando tinha 12 anos, então demorei alguns anos para ter coragem suficiente para dizer mais do que 'Oi'.".

Outro detalhe sobre Rickman foi revelado por Daniel Radcliffe no especial de 20 anos: Alan era um dos únicos que conhecia a história de seu personagem. Segundo Radcliffe, o falecido ator abordou J.K. Rowling "muito cedo" e pediu mais informações para ajudá-lo a interpretar o professor de Hogwarts de aparência sinistra.

+ John Nettleship: O professor de química que teria inspirado Severo Snape, de Harry Potter

[O diretor Chris Columbus] diria literalmente a ele: 'Por que você está fazendo isso?'. [E Rickman respondia:] 'Eu te conto mais tarde'.", disse Daniel.

4. Quase saída e o beijo

Apesar de ser um dos nomes mais aclamados de todos os jovens que iniciaram a franquia, a atriz Emma Watson quase abandonou sua personagem. No especial, ela disse que pensou em deixar a Hermione na época em que se iniciaram as produções de 'Harry Potter e a Ordem da Fênix'. O motivo? Solidão e o estresse.

"Acho que estava com medo", confidenciou à Rupert Grint (Ronald Weasley) na produção. "Não sei se você já sentiu que chegou a um ponto crítico em que você pensou: 'Isso é meio que para sempre agora'.".

Eles também falaram sobre como foi gravar a cena do beijo entre Hermione e Ron em 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2'. "Beijar Rupert é uma das coisas mais difíceis que já tive que fazer", disse Watson.

Parecia errado, tão errado em todos os níveis, porque Dan, Rupert e eu somos irmãos", explicou.

Além disso, Daniel Radcliffe 'complicou' a situação ao provocar os colegas sobre a cena antes de filmada: "Eu estava tipo, 'vou entrar no set e ver vocês se beijando'", lembrou ele. Emma acrescentou que "todo mundo queria estar no set" para ver o beijo. O diretor David Yates até brincou dizendo que era como "prepará-los para um grande evento esportivo".


5. Namoros e relacionamentos

Obviamente, por conta de toda rotina e fama, os jovens membros do elenco de Harry Potter não tiveram uma infância normal. No especial, os atores relembrar, ainda, que várias de suas 'fases formativas' foram vividas durantes as gravações.

"Houve paixões e as pessoas saíram umas com as outras e se separaram, assim como você faz na escola", declarou Matthew Lewis, que interpretou Neville Longbottom em todos os oito filmes. "Era exatamente o mesmo ambiente, mas era apenas uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas."

Cada parte da minha vida está ligada a [Harry] Potter", corroborou Radcliffe, que revelou que seu primeiro beijo e suas primeiras namoradas foram pessoas que ele conheceu no trabalho. "Tudo saiu de algum lugar do set".

Além do mais, conforme recorda a People, várias paixões de bastidores se transformaram que algo mais sério. Bonnie Wright (Gina Weasley) e Jamie Campbell Bower (que interpretou o jovem Gellert Grindelwald) ficaram noivos no início de 2011 — mas a relação acabou no ano seguinte. Já Evanna Lynch (Luna Lovegood) teve um discreto namoro com Robbie Jarvis (James Potter) por quase uma década.