Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Tecnologia

Cicada 3301, o maior enigma criptografado da Deep Web

Iniciado em um dos maiores fóruns anônimos do mundo, o mistério por trás deste desafio mobiliza hackers pelo mundo todo

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das imagens encontradas durante o enigma - Divulgação / 4chan
Uma das imagens encontradas durante o enigma - Divulgação / 4chan

As charadas e enigmas estão presentes na cultura popular com referências em filmes, séries animadas e livros clássicos, mas na vida real, chamam ainda mais atenção pela inacessibilidade técnica.

A transcrição de textos codificados do desconhecido assassino do Zodíaco ou até mesmo as pistas forenses de grandes desaparecimentos possibilitam a formação de um quebra-cabeças de evidências.

Na esfera virtual não é diferente, com diversos mistérios conhecidos, mas pouco acessíveis pela necessidade de conhecimento aprofundado em habilidades em sistemas, criptografia e, principalmente, interpretação de dados.

Com esses fatores, o enigma de Cicada 3301 nascia no fórum 4Chan, mundialmente frequentado e conhecido como um dos maiores pontos de encontro de anônimos na internet, criando memes e atividades de todos os tipos em diversos subtópicos.

Chamada conspiratória

Na categoria de hacking e computação, em janeiro de 2012, um usuário não-identificado promoveu uma chamada com os usuários ao clicarem em um link; os muitos que clicaram se depararam com a figura de um pato de borracha e uma escritura dizendo que a charada já havia terminado, como uma carapuça para bobos.

Porém, os que decidiram ver a imagem mais a fundo encontraram orientações para uma nova etapa no código-fonte da página, iniciando uma longa charada, como reportou a revista Super Interessante.

Imagem inicial do desafio Cicada 3301 / Crédito: Divulgação / 4Chan

Desafios do mistério

As etapas, inicialmente baseadas em resolver expressões matemáticas, ficavam cada vez mais complexas conforme as fases avançavam, criando uma comunidade alternativa dentro do fórum onde membros se reuniam para tentar obter o progresso do enigma — além de competirem pelo resultado.

Todos os processos tinham uma referência em comum: as cigarras, símbolo da camuflagem, apelidando o desafio de “Cicada”, seu nome científico

Durante a abordagem das etapas, tiveram acesso através da Deep Web a quadros abstratos, arquivos de música clássica e até caminhos que levavam a coordenadas geográficas em vários países do mundo. Algumas delas visitadas com cooperação dos membros, que encontraram códigos QR das fases seguintes em postes da Austrália, EUA, França e Polônia. 

Em 2015, duas pessoas revelaram à Rolling Stone EUA que supostamente conseguiram concluir o desafio e detalharam os procedimentos seguintes a conclusão.

Coordenada leva a poste estampa código QR do desafio Cicada 3301 / Crédito: Divulgação / 4Chan

Origem do enigma

Os supostos solucionadores apontaram o enigma como um método para recrutar usuários inteligentes em projetos tecnológicos relacionados à privacidade online e garantia do anonimato, formando uma equipe de inteligência. Outras teorias relacionavam a autoria do projeto partindo de um grupo da CIA ou FBI para encontrar gênios — ou possíveis terroristas.

Nos quatro anos seguintes, o enigma continuou tendo atualizações até uma suposta desativação, atribuída ao ano de 2014, onde o quebra-cabeça teria sido considerado não solucionável por membros do 4Chan.

Apesar da ausência de origem pública, o usuário que lançou o enigma, cuja identificação se restringe ao número '3301', utiliza de uma assinatura criptográfica oficial para lançar novos desafios e se desfiliar de acusações criminosas.


+Saiba mais sobre histórias bizarras através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Bizarre World (Edição em Inglês), de E. Reid Ross (2019) - https://amzn.to/3l7L9Bt

Os Ladrões Mais Idiotas do Mundo, de Simon Vigar (2008) - https://amzn.to/3cPQ2wj

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/3cUfh0d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W