Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Cinco Passos de Você

A Cinco Passos de Você: Existe uma história real por trás do filme?

Destaque entre os filmes mais assistidos por brasileiros na Netflix, A Cinco Passos de Você mostra a história de um casal que enfrenta os obstáculos causados pela fibrose cística

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 16/02/2024, às 19h19 - Atualizado às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme A Cinco Passos de Você - Divulgação
Cena do filme A Cinco Passos de Você - Divulgação

Destaque entre os filmes mais assistidos por brasileiros na plataforma de streaming Netflix, A Cinco Passos de Você mostra a história emocionante de jovens que se apaixonam enquanto enfrentam os obstáculos causados pela fibrose cística.

No filme, a jovem Stella Grant (Haley Lu Richardson), de 16 anos, passa a maior parte do tempo no hospital enquanto é submetida a tratamentos motivados por seu diagnóstico de fibrose cística. Certo dia, ela conhece Will Newman (Colse Sprouse), que também lida com a doença. 

Apaixonados, eles enfrentam um obstáculo: a fibrose cística os obriga a manter distância um do outro. Stella quer violar as regras para se aproximar do rapaz, que passa a enfrentar o sistema e até mesmo recusar o tratamento. 

Com a história comovente mostrada no longa, fica a dúvida: A Cinco Passos de Você, que se encontra entre os mais assistidos na Netflix, é baseado em uma história real? 

O filme, vale destacar, é baseado num livro de mesmo nome escrito por Rachel Lippincott e não é baseado em uma história real. No entanto, Justin Baldoni, diretor do longa-metragem, revelou que contou com uma ajuda essencial. 

Consultoria

Conforme repercutido pela Elle Internacional, ele teve a consultoria de Claire Wineland, uma youtuber que vivia com a fibrose cística. A ideia era que a sua jornada pudesse garantir uma boa representação das pessoas que têm a doença. 

Ele conheceu a jovem youtuber durante as gravações do documentário My Last Days, que mostra pessoas com doenças terminais que querem fazer a diferença enquanto esperam seus dias finais. 

"Ela se tornou como uma irmã mais nova para mim [depois de filmar My Last Days]", afirmou o diretor em entrevista a Bustle, em março de 2019. "[Eu] perguntei a ela: 'Tudo bem, me dê informações privilegiadas, o que acontece nesses hospitais? O que acontece quando você tem 16 anos e tem FC [fibrose cística]? Você já namorou outra pessoa com FC?'". 

A youtuber Claire Wineland - Arquivo pessoal

Wineland explicou a Baldon, por exemplo, o motivo pelo qual as pessoas que lidam com fibrose cística precisam manter uma determinada distância. 

"E foi ela quem me disse que isso é tão ruim e perigoso, porque existe algo chamado infecção cruzada, e é por isso que as pessoas com fibrose cística não podem ficar a menos de um metro e oitenta, porque podem contaminar umas às outras com suas bactérias únicas", relembrou ele.

Assim, a jovem youtuber conversou com os roteiristas do filme durante a adaptação da história, o que foi fundamental para o longa. 

"Estávamos constantemente indo e voltando e ela dizia, 'Não sei, não sei sobre isso', ou 'Eu amo isso' e 'E quanto a isso?' Muito do filme foi inspirado nas histórias que ela contou", explicou o diretor. 

No entanto, Wineland não viu o resultado. Infelizmente, ela faleceu em setembro de 2018, ao encarar complicações de um transplante de pulmão, antes da estreia do filme. 

"(...) Ela estava muito doente, infelizmente, para vir até onde estávamos filmando e fez o transplante de pulmão enquanto eu editava o filme", relembrou Justin Baldoni durante a entrevista.

Inspiração em casal?

Ao mesmo tempo, muitos passaram a apontar que a história mostrada no filme teria sido inspirada por Katie e Dalton Prager, que, em 2015, ficaram conhecidos ao redor do mundo como o casal de 'A Culpa É das Estrelas da vida real'. 

Assim como no filme em destaque na Netflix, o casal também tinha fibrose cística. Conforme repercutido pela CNN Internacional, eles faleceram com cinco dias de diferença no ano de 2016. Enquanto o rapaz tinha 25 anos, ela tinha 26.

Katie e Dalton Prager /Crédito: Arquivo pessoal

No entanto, a CBS Films, responsável pela produção do filme, negou a inspiração apontada. Foi enfatizado que o time responsável pelo longa não conheceu as famílias do casal em questão e que a história é totalmente fictícia. 

"O filme é ficção e não baseado nos Pragers", respondeu à CBS à CNN Internacional em 2019. "Os cineastas não se conheceram nem se envolveram com os Pragers, e a história e o roteiro de A Cinco Passos de Você não são baseados neles ou em suas famílias".