Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Culpa É das Estrelas

A Culpa É das Estrelas: Veja a história real que inspirou o filme

Best-seller de John Green, A Culpa É das Estrelas virou filme e tem uma emocionante inspiração real; conheça a verdadeira história

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 05/02/2024, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Culpa É das Estrelas' (à esqu.) e foto de Esther Grace Earl (à dir.) - Divulgação
Cena do filme 'A Culpa É das Estrelas' (à esqu.) e foto de Esther Grace Earl (à dir.) - Divulgação

Lançado em janeiro de 2012, o livro A Culpa É das Estrelas se tornou um best-seller. De autoria de John Green, até mesmo foi adaptado para um filme, que virou fenômeno em 2014. O longa é exibido nesta segunda-feira, 5, na Sessão da Tarde, da TV Globo. 

No filme, o público conhece a história da jovem Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley). Ao ser diagnosticada com câncer, ela permanece viva graças a uma droga experimental. Lutando contra a doença, entra num grupo de apoio cristão e conhece Augustus Waters (Ansel Elgort).

O jovem, que também foi diagnosticado com câncer, em muito se diferencia da nova amiga. Enquanto Hazel se preocupa com a dor que causará em familiares, Waters quer deixar seu nome no mundo. Enfrentando as diferenças, eles se apaixonam enquanto tentam se manter fortes e otimistas.

Com uma narrativa emocionante, muitos podem perguntar se John Green foi inspirado por uma história verdadeira. Bom, os personagens e a história são fictícios, no entanto, o autor foi inspirado pela trajetória de Esther Grace Earl, que faleceu de câncer em 2010. 

História real

Esther faleceu aos 16 anos de idade após lutar contra um câncer da tireoide. Amiga do escritor, o apoiou a escrever A Culpa É das Estrelas, explica a Revista Veja. O diagnóstico veio em 2006, quando teve dificuldades respiratórias. Assim, passou a utilizar um tanque de oxigênio.

Cena do filme 'A Culpa É das Estrelas' - Divulgação

Ela conheceu John Green em 2009, no momento em que participou de uma conferência de fãs de Harry Potter. Ali surgiu uma amizade que durou até o dia em que faleceu e inspirou o autor.

Em entrevista ao Goodreads em 2012, Green explicou que o livro não existiria caso não tivesse conhecido Esther.

Eu nunca poderia ter escrito este livro, se não tivesse conhecido Esther. Ela me apresentou muitas ideias, especialmente a esperança em um mundo que é indiferente aos indivíduos. Ela redefiniu o processo de morrer jovem para mim. Após conhecê-la, eu descobri que a vida curta poderia ser uma vida rica", disse ele durante a entrevista.

Inclusive, após a morte da amiga, John criou o 'Esther Day', comemorado todo 3 de agosto, dia que marca o nascimento de Esther. O objetivo do escritor é que a data celebre, a família e o amor, algo que Earl valorizava ao extremo.

Além disso, Wayne e Lori, pais da garota, criaram a "This Star Won't Go Out", uma organização sem fins lucrativos que ajuda famílias com crianças que lutam contra o câncer. 

Livro

Outro fato emocionante sobre a trajetória da menina que inspirou 'A Culpa É das Estrelas', é que sua trajetória foi contada no livro 'A Estrela que Nunca Vai se Apagar'.

Foto de Esther Grace Earl - Arquivo pessoal

Com prefácio de Green e anotações dos pais de Esther, o livro apresenta contos, diários e cartas da jovem, que pretendia publicá-las de maneira independente.

Quando apresentou o material para Green, ele decidiu apresentar ao seu editor, que optou por publicar com fotos de arquivo pessoal e retratando os últimos anos de vida da jovem Esther.