Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Harry Potter

Como foi o grave acidente em set com o dublê de Daniel Radcliffe em Harry Potter

David Holmes foi o dublê de Daniel Radcliffe — ator que deu vida a Harry Potter — do primeiro ao penúltimo filme, quando sofreu um grave acidente

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 25/10/2023, às 17h48 - Atualizado em 27/10/2023, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Radcliffe e David Holmes - Divulgação
Daniel Radcliffe e David Holmes - Divulgação

O ex-dublê e empresário David Holmes desempenhou um papel fundamental durante as gravações dos filmes da saga Harry Potter. Ele era dublê de Daniel Radcliffe, que interpretou o protagonista.

Entretanto, um trágico incidente ocorrido durante as filmagens do sexto filme da série, 'Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 1', mudaria para sempre a vida do profissional.

Nesta semana, um documentário sobre a história de vida do dublê foi anunciado. O longa, que terá Radcliffe como um dos produtores, contará com imagens da vida pessoal e profissional de David, além de entrevistas com familiares, amigos e ex-colegas de equipe, dando destaque para o acidente que o deixou paraplégico.

O acidente

Foi durante os ensaios de uma cena de acrobacia, que envolvia voos e simulações de explosões, que tudo aconteceu. Um cabo de alta resistência, utilizado para criar os efeitos especiais necessários, puxou o jovem David com grande intensidade.

Infelizmente, algo deu errado durante a manobra e o cabo acabou lançando Holmes de forma violenta contra a parede, de modo que seu pescoço quebrou. 

Na ocasião, conforme destacou o portal Collider, Holmes não compreendeu totalmente a gravidade de sua situação, e sua primeira preocupação foi pedir à equipe que ligasse para seus pais.

Cartaz de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' / Crédito: Divulgação/Warner Bros

Foi só quando o coordenador de dublês pediu a David que apertasse seus dedos que o dublê compreendeu a gravidade do acidente, afinal, apesar de conseguir agarrar a mão do homem, ele não era capaz de apertá-la.

Inconsciente em alguns momentos, Holmes se lembra bem do dia de seu acidente. Em entrevista concedida este ano ao portal Mirror, ele declarou:

Reconhecendo aquela sensação estranha em todo o meu corpo, desde as pontas dos dedos até os dedos dos pés, eu sabia que realmente existia algum dano."

Processo de recuperação

Após a lesão, Holmes foi levado às pressas para o Hospital Geral de Watford. Em seguida, foi transferido para o Royal National Orthopaedic Hospital em Stanmore, noroeste de Londres, onde passou seis meses. A lesão foi extremamente grave e o rapaz ficou paralisado do peito para baixo.

Após o acidente, Holmes passou a ter de lidar com paralisia do tórax para baixo e mobilidade limitada de suas mãos e braços. Por essas razões — e também devido à atrofia dos músculos resultante do processo de recuperação —, o britânico precisou reaprender tarefas simples do seu dia a dia.

O ator Daniel Radcliffe / Crédito: Getty Images

Início da carreira

Antes de Harry Potter, David Holmes já tinha uma carreira como dublê. Sua jornada no mundo do cinema começou após uma promissora carreira como ginasta competitivo que iniciou aos seis anos. Aos catorze anos, ele já era um dublê de corpo, trabalhando como substituto para um jovem ator em "Perdidos no Espaço".

Seu talento chamou a atenção do experiente coordenador de dublês, Greg Powell, que o conheceu pouco antes do início das filmagens de Harry Potter. Powell viu o potencial em Holmes e o recomendou para ser o dublê de Daniel Radcliffe, marcando assim o início de seu trabalho na série de filmes.

David, que trabalhou em todos os filmes de Harry Potter até seu acidente no ano de 2009, disse ao Mirror: "Foi uma experiência incrível. Eu amei e foi um prazer absoluto de trabalhar. O elenco e a equipe eram como uma segunda família e eu permaneço em contato com muitos deles até hoje."