Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Confira a árvore genealógica da Família Imperial Brasileira

De Maria I até a Princesa Isabel e seus respectivos herdeiros, entenda a linhagem dos Bragança na íntegra

Pamela Malva Publicado em 24/01/2022, às 18h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Teresa Cristina, Antônio, Isabel, Pedro II, Pedro Augusto, Luís, Gastão e Pedro de Alcântara - Domínio Público / Otto Hees
Teresa Cristina, Antônio, Isabel, Pedro II, Pedro Augusto, Luís, Gastão e Pedro de Alcântara - Domínio Público / Otto Hees

Em 6 de junho de 1760, D. Maria I deu continuidade à Casa de Bragança ao casar-se com Pedro III de Portugal. Do matrimônio, nasceram não apenas os herdeiros da coroa portuguesa, como também os próximos governantes do Brasil Império.

Todos descendentes da grande rainha, os Bragança seguiram no comando do país até o fim da monarquia. De João VI, até Dom Pedro II, foram décadas de governo até a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Além das grandes figuras que realmente chegaram a comandar o Brasil Império, no entanto, a Casa de Bragança ainda conta com dezenas de outros membros que, assim como os imperadores, também protagonizaram a história do país e da Família Imperial.

Dom Miguel I, irmão de Dom Pedro I, por exemplo, chamou atenção ao usurpar o trono português de sua própria sobrinha, D. Maria da Glória — com quem se casou justamente para que pudesse assumir o controle do território europeu.

Algum tempo depois, surgiu princesa Isabel, cuja imagem está diretamente ligada ao fim da escravidão no Brasil. Além dela, existem também personagens como a jovem Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa de Dom Pedro I, com quem ele teve uma filha.

Confira, abaixo, a árvore genealógica da família até o fim do Brasil Império:

Árvore genealógica da Família Imperial Brasileira / Crédito: Aventuras na História