Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Conheça o livro que inspirou o clássico O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

Publicada originalmente em 1960, a obra de Henry Farrell serviu de base para a produção interpretada por Joan Crawford e Bette Davis

Victória Gearini Publicado em 26/10/2022, às 13h20 - Atualizado em 05/04/2023, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) - Divulgação / Warner Bros. Pictures
Cena do filme O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962) - Divulgação / Warner Bros. Pictures

Lançada originalmente em 1960, a obra O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell, foi adaptada em 1962 para os cinemas. Considerado um dos maiores clássicos de terror gótico e psicológico, este romance ainda hoje é aclamado pela crítica. 

A obra conta a história das irmãs Hudson, que vivem isoladas em uma mansão. Ambas possuem uma relação doentia de dependência, inveja, rancor e culpa. Quando criança, Jane Hudson, conhecida como “Baby”, era uma atriz mirim de teatro de grande prestígio. No entanto, com o passar dos anos, foi esquecida pelas companhias e pelo público. 

[Colocar ALT]
O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell (2019) / Crédito: Divulgação / Editora DarkSide

Já a sua irmã, Blanche, foi uma estrela de Hollywood que, após sofrer um grande acidente de carro, foi esquecida pelo público. Mais tarde, os ressentimentos ocasionados pelas perdas se transformam em obsessão entre as irmãs.

Dois anos após o livro ser publicado, a história foi contada nos cinemas. Bette Davis e Joan Crawford deram vida às protagonistas, que foram brilhantemente retratadas pelas atrizes. O longa-metragem em preto e branco marcou a história do cinema, por conta da fotografia que retrata uma atmosfera sombria. 

O que algumas pessoas sabem é que Joan Crawford viu nesta produção uma forma de retornar aos holofotes de Hollywood. Além disso, a estrela sugeriu ao diretor que contratasse Bette Davis para protagonizar ao seu lado. 

Na época Joan Crawford e Bette Davis não se davam bem, o que contribuiu para aprimorar a rivalidade e tensão exigida entre os personagens. Mais tarde, este fato foi retratado na série Feud (2017), produzida por Ryan Murphy. 

Disponível na Amazon em formato de capa dura, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? foi lançado no Brasil em 2019, pela Editora DarkSide. Com tradução de Mariana Moreira a obra homenageia, ainda, Henry Farrell, que veio a falecer em 2006.


+Saiba mais sobre esta e outras obra de Henry Farrell, disponíveis na Amazon:

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell (2019) - https://amzn.to/3kBxjri

Fantasmas, Vampiros, Demônios e histórias de outros Monstros, de Henry Farrell (2013) - https://amzn.to/2G0S1Sm

What Ever Happened to Baby Jane? (Edição Inglês), de Henry Farrell (2013) - https://amzn.to/3mvZitb

Of Privacy and Power: The Transatlantic Struggle over Freedom and Security (Edição Inglês), de Henry Farrell e Abraham L. Newman (2019) - https://amzn.to/31GWbq8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W