Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Netflix

Do primeiro filme ao mais requisitado: Gigante no streaming, Netflix já teve aluguel de DVD

Uma das plataformas de streaming mais famosas do mundo, a Netflix começou com o aluguel de DVDs, mas como funcionou?

Símbolo da Netflix (à esqu.) e dvd do filme "Um Sonho Possível" - Divulgação / Netflix e Reprodução/Ebay
Símbolo da Netflix (à esqu.) e dvd do filme "Um Sonho Possível" - Divulgação / Netflix e Reprodução/Ebay

Se você gosta de filmes, séries, documentários, animes e outros tipos de produções, com certeza já ouviu falar ou até mesmo é assinante da plataforma de streaming que é uma das mais famosas do mundo: a Netflix.

Criada em 1998, a companhia se tornou uma gigante do streaming 9 anos depois, revolucionando a forma como consumimos produções de entretenimento. Em 2007, a Netflix deu um passo crucial ao lançar seu serviço de streaming online, permitindo que os assinantes assistissem a filmes e séries sob demanda, sem a necessidade de DVDs físicos. Essa iniciativa pioneira desafiou o modelo tradicional de locadoras e pavimentou o caminho para a era do streaming digital.

Anúncio antigo de aluguel de DVD da Netflix - Divulgação / Netflix

No entanto, você sabia que a plataforma teve seu início marcado pelo aluguel de DVDs, tal qual uma clássica locadora? É exatamente isso que você descobrirá a seguir. Afinal, como funcionava o aluguel da Netflix? 

Aluguel de DVDs

Em um comunicado oficial divulgado em 29 de setembro de 2023, a Netflix anunciou o fim do serviço de aluguel de DVDs por correio, encerrando uma era de 25 anos que marcou o início da gigante do streaming, desconhecida por muitos.

O serviço, que se iniciou em 1998 e nunca chegou ao Brasil, entregou mais de 5,2 bilhões de DVDs para 40 milhões de clientes únicos ao longo de sua trajetória. 

"Durante 25 anos, redefinimos a forma como as pessoas assistem a filmes e séries em casa e compartilhamos a emoção de abrir suas caixas de correio com nossos icônicos envelopes vermelhos", disse a empresa em um comunicado repercutido pela AFP no ano passado.

Cena de 'Um Sonho Possível' - Divulgação / Warner Bros. Pictures

O fundador da empresa, Reed Hastings, teve a ideia de criar a Netflix após ser multado em US$ 40 (cerca de R$ 200) por devolver um filme com atraso na locadora Blockbuster por conta de um atraso de seis semanas na devolução do filme "Apollo 13".

O primeiro filme enviado por correio foi a comédia "Os Fantasmas Se Divertem", em 10 de março de 1998, e o mais alugado foi o drama "Um Sonho Possível", lançado em 2009.

O serviço de DVD da plataforma foi fundamental para o crescimento da empresa, ajudando-a a se tornar a gigante do streaming que é hoje, que conta com 238 milhões de assinantes ao redor do mundo.

Fim do serviço

A decisão de encerrar o serviço em questão foi tomada em abril de 2023, em meio à crescente popularidade do streaming e à queda na demanda por aluguel de DVDs. "O envio de DVDs ampliou o número de títulos disponíveis e deu aos usuários liberdade de ver o que quiserem numa época em que o streaming ainda não era uma realidade", afirmou a companhia.

O co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse em nota que o serviço de DVD "mudou a maneira como as pessoas consomem programas e filmes em casa e abriu caminho para a mudança para o streaming".

Empresa de sucesso

Um dos pilares do sucesso da Netflix reside em seu investimento massivo em conteúdo original. A plataforma se destaca por produzir séries e filmes aclamados pela crítica e pelo público, como "Stranger Things", "The Crown", "Bridgerton" e "O Gambito da Rainha". Essa ênfase em produções originais permitiu à Netflix se diferenciar dos concorrentes e conquistar uma base fiel de assinantes.

As três versões da rainha Elizabeth II em 'The Crown' - Divulgação / Netflix

A companhia compreendeu a importância de se adaptar às diferentes culturas e públicos ao redor do mundo e expandiu sua presença para diversos países, investindo em produções locais e traduzindo seu conteúdo para diversos idiomas.

Essa estratégia globalizada permitiu à Netflix alcançar um público amplo e diverso, se tornando um fenômeno cultural global, atingindo cada vez mais pessoas.