Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Crânio atípico: A reconstrução facial de Júlio César, o ditador da Roma Antiga

Uma pesquisa de 2018 que resultou na recriação do rosto do governante desmentiu versões antigas sobre o tirano

Vanessa Centamori Publicado em 03/08/2020, às 15h10 - Atualizado em 25/06/2021, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Busto de Júlio César, que auxiliou na reconstrução em 3D - Divulgação/Museo di Antichità, de Turín
Busto de Júlio César, que auxiliou na reconstrução em 3D - Divulgação/Museo di Antichità, de Turín

Em 46 a.C, Júlio César estava sedento pelo poder. Chegou ao trono em Roma após uma terrível guerra civil contra nobres conservadores. Os oficiais que o apoiaram na batalha sangrenta acreditaram que ele compartilharia poder político e riqueza depois da conquista — mas a ambição de César o fez se autodeclarar ditador perpétuo. 

O homem se tornou déspota e um instrumento essencial na transformação da república de Roma em império. Retratado bonito e poderoso nos filmes, acreditava-se que César foi um governante com olhos negros e um tufo de cabelos poderosos. Entretanto, as descrições mudaram bastante em 2018, quando arqueólogos holandeses reconstruíram o rosto do líder romano em 3D. 

Revelações 

O resultado foi uma aparência nada elegante, ao contrário do que se imaginava. O rosto realmente tinha olhos pretos, mas também uma saliência peculiar e bem protuberante na cabeça. Além disso, os cabelos de César eram grisalhos e marcados por uma nada lisonjeira calvície. 

Rosto reconstruído de Júlio César em 3D / Crédito: Divulgação/Museu Nacional de Antiguidades em Leiden

A reconstrução da aparência do ditador romano foi realizada por especialistas do Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, na Holanda. Para reconstruir o rosto, eles escanearam dois bustos de mármore que retravam o general, bem como imagens de moedas antigas.

A seguir, a antropóloga Maja d'Hollosy, que é especialista em reconstrução facial de figuras históricas, utilizou argila e silicone para modelar o rosto de Júlio César. Quando notaram que o crânio do líder romano tinha um formato tão incomum, foi uma grande surpresa. Mas o que poderia ter-lhe dado essa característica física?

Hipótese 

Havia boatos de que a mãe de Júlio César, Aurélia Cota, morreu durante o nascimento do futuro ditador. O parto teria ocorrido por uma suposta cesariana, que era uma prática comum para salvar a vida dos bebês no ventre de mães mortas ou moribundas. 

Desse modo, a deformação do crânio do governante supostamente poderia ter relação com a forma conturbada em que ele nasceu. Entretanto, o conhecimento popular que relaciona o nome cesária com o imperador é falso. Historiadores acreditam que César não veio ao mundo por cesariana, pois a mãe dele viveu o suficiente para testemunhar as expedições de seu filho à Grã-Bretanha.

Por isso, D'Hollosy e o co-autor do estudo, o arqueólogo Tom Buijtendorp, não confirmam a hipótese equivocada. Eles optaram por acreditar que o formato da cabeça de César tenha se tornado peculiar por "causas naturais".

Um dos bustos usados como inspiração para reconstruir o rosto de Júlio César / Crédito: Divulgação/Museu Nacional de Antiguidades em Leiden

Além disso, segundo Buijtendorp, não há chance de que o crânio saliente do ditador simplesmente tenha sido imaginado pelos artistas dos bustos antigos — particularmente, isso não seria comum na época, marcada pelo realismo. Então, César tinha realmente uma testa saliente e feições pouco simpáticas.

Falta de carisma 

Mas não só a parte ossuda dava a Júlio César cara nada carismática. A falta de alegria nas representações também, então isso foi demonstrado no molde em 3D. "Não quis deixá-lo com uma expressão feliz e amigável", afirmou a antropóloga que moldou a reconstrução, ao jornal HLN. "Ele era um general cujo trabalho era lidar com cadáveres". 

Não por acaso, a cobiça pela guerra e a atitude de César acabou gerando inimigos. A manobra que o colocou no poder não foi bem vista pelo senado, que decidiu eliminá-lo.

Ele queria deixar Roma em 18 de março de 44 a.C e seguir para uma campanha militar. Entretanto, isso não foi possível: três dias antes, ocorreu uma emboscada, orquestrada por Cássio e Brutus (senadores romanos). 

Em 15 de março de 44 a.C, em um encontro com o senado, o governante foi abordado por Tílio Cimbro, que apresentou uma petição, mas que era só um pretexto para não causar suspeitas. Por fim, Júlio César foi atacado pelos senadores, sendo ferido com 23 punhaladas até a morte. 


+Saiba mais sobre o Império Romano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2Ys2Un0

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/2YlQAot

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2WgIDy9

História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, de Indro Montanelli (2017) - https://amzn.to/35o7t34

História de Roma, de Pierre Grimal (2011) - https://amzn.to/2SrcEKl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W