Curiosidades » Estados Unidos

O curioso detalhe presente em uma das fotos mais famosas da Apollo 11

O fotógrafo amador Andy Saunders aprimorou a imagem em 2019 e revelou algo que passou despercebido por décadas; confira

Joseane Pereira / Atualizado por Alana Sousa Publicado em 07/10/2019, às 10h00 - Atualizado em 16/07/2021, às 08h30

Buzz Aldrin em solo lunar
Buzz Aldrin em solo lunar - Divulgação/NASA

A imagem de Buzz Aldrin ao lado da bandeira norte-americana é um dos registros da Missão Apollo 11 que mais ganharam destaque. E o rosto do astronauta, que sempre esteve oculto pelas sombras em seu capacete, agora pode ser visto em foto digital aprimorada.

A imagem, cuidadosamente restaurada pelo fotógrafo amador Andy Saunders, revelou como Aldrin olhava sorridente para Neil Armstrong, que estava tirando a foto, após fincar sua bandeira em solo lunar.

[Colocar ALT]
Foto aprimorada / Crédito: Divulgação/Andy Saunders

“Gostaria de saber quantas pessoas perceberiam com base na imagem original que o Buzz é visível. Ela deve ter sido visto bilhões de vezes. O interessante é que é uma das imagens mais icônicas de todos os tempos, que manteve esse detalhe que consegui revelar”, afirmou Saunders, que conseguiu mostrar o rosto após iluminar e escurecer pequenas porções da foto a cada vez.

“Eu trabalho com uma coleção de pixels de cada vez para expor o que está por baixo. Mas nada é copiado para a foto. Todos os dados já estão lá. Eu apenas aprimorei isso, o que me levou horas para fazer”, afirmou ele, que revela ter usado apenas equipamentos de processamento fotográfico e sua dedicação.


+Saiba mais sobre a trajetória do homem até chegar a Lua através de grandes obras

Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na Lua, Jay Barbree, 2018 - https://amzn.to/2sI1sPS

100 passos até uma pegada: A incrível jornada cósmica do ser humano desde a antiguidade rumo à conquista da Lua, Lauro Henriques Jr., 2019 - https://amzn.to/2ZQbx9v

O Primeiro Homem: A vida de Neil Armstrong, James R. Hansen (Autor), Donaldson M. Garschagen (Tradutor), Renata Guerra (Tradutor), 2018 - https://amzn.to/2uiRp4x

Nenhum sonho está longe demais: Lições de vida de um homem que andou na lua, Ken Abraham (Autor), Buzz Aldrin (Autor), 2018 - https://amzn.to/2sJjAsM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W