Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Griselda

Griselda: Filhos da 'rainha da cocaína' tiveram destino trágico, revela escritor

Retratados em nova série da Netflix, filhos de Griselda Blanco, 'rainha da cocaína', tiveram destinos trágicos

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 02/02/2024, às 11h44 - Atualizado em 19/02/2024, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Griselda com os filhos: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e DEA
Griselda com os filhos: Ficção e realidade - Divulgação/Netflix e DEA

Em 'Griselda', a plataforma de streaming Netflix mistura fato e ficção ao retratar a história de Griselda Blanco. Pioneira na criação de rotas de tráfico de cocaína a partir de Miami, nos Estados Unidos, a traficante fez não só uma fortuna, como também grandes inimigos. 

"Inspirado em eventos reais, este drama fictício retrata a jornada de Griselda Blanco desde Medelín até se tornar a "Madrinha" do império do tráfico de drogas de Miami", destaca a sinopse da Netflix. 

Na produção, o público acompanha não só o caminho de Blanco até o sucesso no comércio ilegal, mas também a sua vida íntima. Enquanto trabalhava no contrabando de cocaína para as Terras do Tio Sam, a 'Madrinha', como foi apelidada, era mãe de quatro filhos: Dixon, Uber, Osvaldo Trujillo-Blanco e Michael Corleone Blanco.

Também retratados na série da Netflix, o Today, com informações do South Florida Sun Sentinel, repercute que os três filhos mais velhos de Griselda se envolveram em seu império ilegal. Em 2008, o Miami News Times, em reportagem especial, informou que três dos rapazes foram executados.

Além disso, o único filho que sobreviveu, e lidou com a morte dos irmãos e da mãe, é Michael Corleone Blanco, o caçula da 'rainha da cocaína'. No entanto, um jornalista e escritor, que pesquisa a vida de Blanco há anos, apresentou mais informações sobre o destino dos filhos da chefona.

Griselda ao lado de Michael Corleone - Arquivo pessoal

Em entrevista à BBC News Mundo, José Guarnizo, que é jornalista e autor de "La Patrona De Pablo Escobar - Vida y Muerte De Griselda" ("A Patroa de Pablo Escobar - Vida e Morte de Griselda", em tradução livre), revelou detalhes.

Os filhos de Blanco

Dixon, na realidade, sobreviveu e chegou a viver na Colômbia ao lado da mãe. Vale lembrar que Griselda cumpriu 19 anos de pena nos Estados Unidos. Em seguida, passou a morar em Medellín, até ser assassinada em 2012.

Dixon, embora tenha vivido ao lado da mãe após a liberdade, era viciado e drogas e tinha uma vida marcada pela dependência, explicou o escritor à BBC.

Guarnizo, que se prepara para lançar um segundo livro sobre Griselda, também ressalta que Uber foi assassinado em Medelín, enquanto trabalhava no comércio de drogas. E Osvaldo foi morto após ordens de Pablo Escobar, narcotraficante.