Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

Há 28 anos, começava a brutal Guerra da Bósnia

Com mais de 200 mil vítimas, o conflito ficou marcado na história como o mais duradouro e violento na Europa depois da Segunda Guerra

Pamela Malva Publicado em 06/04/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Campo de concentração sérvio criado para aprisionar croatas e bósnios durante o conflito - Wikimedia Commons
Campo de concentração sérvio criado para aprisionar croatas e bósnios durante o conflito - Wikimedia Commons

Na Iugoslávia do começo dos anos 1990, enquanto o mundo se recuperava da Guerra Fria, os povos se preparavam para um novo conflito. Iniciada em 6 de abril de 1992, a Guerra da Bósnia envolveu países como a Croácia e a atual Sérvia.

Há 28 anos, com o fim do regime socialista, as diferentes repúblicas que formavam a Iugoslávia emergem, buscando independência. Um dos movimentos nacionalistas mais fortes da época vinham da Bósnia.

O movimento separatista bósnio não foi bem visto pelos sérvios e, assim, o conflito teve início na região da Bósnia e Herzegovina. Na época, a Iugoslávia já sofria com a independência da Croácia e Eslovênia.

Momento da assinatura do Acordo de Dayton, em Paris em 1995 / Crédito: Wikimedia Commons

A Guerra da Bósnia ficou conhecida por ser o conflito mais duradouro e violento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Em 1.606 dias de batalhas, cerca de 200 mil militares e civis morreram, e mais de 1 milhão de pessoas perderam suas casas.

Em 1995, a aliança entre croatas e bósnios já ocupava a maioria territorial do país e, ameaçados, os sérvios assinaram o armistício. A guerra chegou ao fim oficialmente em 14 de dezembro, quando o Acordo de Dayton em Paris foi assinado pelas partes.

Segundo relatórios daquele mesmo ano, feitos pela Agência Central de Inteligência, 90% dos crimes ocorridos na guerra foram cometidos pelos sérvios. Entre as transgressões estavam a perseguição de minorias étnicas, massacres e genocídio.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon

Guerra Da Bosnia, de Marcia Aparecida Jacomini (1998) - https://amzn.to/3bUrWyB

Os últimos soldados da guerra fria, de Fernando Morais (2011) - https://amzn.to/2xSywaa

A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/3dWTdlT

Fax de Sarajevo, de Joe Kubert (2015) - https://amzn.to/2XeDybS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W