Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Um terrível escândalo na corte: D. João teve filha bastarda com sangue azul

O famoso príncipe-regente teria pulado a cerca e tido uma filha, que revirou a cabeça da Rainha Carlota

Cláudia de Castro Lima Publicado em 18/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João - Wikimedia Commons
João - Wikimedia Commons

Dom João VI, o príncipe regente de Portugal que fugiu das tropas napoleônicas em plena guerra para o Brasil, teve alguns filhos bastardos. Mas uma em especial virou a cabeça de sua mulher, Carlota Joaquina

Eugênia Maria do Rosário era filha de Eugênia de Meneses uma nobre, filha do marquês de Marialva. Era dama de companhia de Carlota Joaquina, muito respeitada e estudada. Por isso, a princesa sentiu que a bastarda poderia, de alguma forma, representar uma ameaça à sucessão do trono.

O relacionamento de Eugênia com a Coroa, para quem o pai trabalhava, era próximo. Ela era amiga da princesa desde que esta tinha 10 anos – quando saiu da Espanha para se casar com o príncipe João. Da amizade de infância ao convite para virar dama de companhia foi uma questão de tempo. 

Retrato de Dom João VI / Crédito: Wikimedia commons

Culta, divertida, bonita e dona de um belo par de olhos azuis, Eugênia logo despertou a atenção do príncipe regente, que fez diversas visitas secretas ao quarto dela – até que a engravidou.

De acordo com a escritora Cristina Norton, que pesquisou a vida de Eugênia por cinco anos para escrever O Segredo da Bastarda, quando Carlota ficou sabendo do que ocorrera mandou matar Eugênia. "Eugênia era diferente. Ela pertencia à família mais importante de Portugal. Era uma rival para a princesa.", diz Norton.

Como consequência, ela foi obrigada a se afastar da família e a se esconder em conventos.


+Saiba mais sobre o tema através dos livros abaixo

D.Pedro - A história não contada, Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/2rx3W3b

Titília e o Demonão – A história não contada, Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2tVUhnC

História do Brasil Império, Miriam Dolhnikoff (2017) - https://amzn.to/2Q1DGqV

Histórias da gente brasileira, Mary Del Priore (2016) - https://amzn.to/37b1bUj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.