Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nazismo

Rochus Misch: O guarda-costas de Adolf Hitler

Até o fim de sua vida, Misch foi fiel ao terrível ditador nazista

Letícia Yazbek Publicado em 30/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rochus Misch durante o período em que serviu à SS - Wikimedia Commons
Rochus Misch durante o período em que serviu à SS - Wikimedia Commons

Em 20 de abril de 1945, ele estava no bunker de Hitler quando o líder nazista se despediu de todos, entrou no quarto e se matou. Rochus Misch foi guarda-costas de Hitler — função que dividia com a de telefonista — de 1940 a 1945.

Nascido em 1917, em Alt Schalkowitz, atual Polônia, Misch decidiu entrar para a SS aos 20 anos. Mais tarde, se inscreveu para a Leibstandarte SS Adolf Hitler, unidade fundada para servir à proteção pessoal do führer.

Capturado pelos russos, passou nove anos na prisão. Depois, lançou suas memórias, Eu Fui o Guarda-Costas de Hitler (Editora Objetiva, 2006). 

Rochus Misch / Crédito: Wikimedia Commons

Misch foi o último homem vivo a ter visto o corpo de Hitler. Faleceu em Berlim, em 5 de setembro de 2013, aos 96 anos de idade. E levou com ele um segredo: quem matou o general Hermann Fegelein, cunhado de Hitler e acusado de deserção, em 29 de abril de 1945. "Soube o nome do homem que atirou em Fegelein por um oficial do gabinete de segurança do Reich. Sou o único que sabe", afirmou.

De certa forma, Misch permaneceu leal ao führer até o fim de sua vida. Segundo ele, Hitler era um homem normal. "Ele era um chefe maravilhoso, não um monstro nem um super-homem".


+Saiba mais sobre o nazismo através das obras abaixo

High Hitler, de Norman Ohler (2017) - https://amzn.to/37OY6dQ

Hitler, de Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2OoWFuR

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz, de Olga Lengyel (2018) - https://amzn.to/2DfIrGm

Hitler e o Desarmamento, de Stephen P. Halbrook (2017) - https://amzn.to/2pRZcEm

O último dia de Hitler: Minuto a minuto, de Jonathan Mayo e Emma Craigie (2016) - https://amzn.to/37JZe2r

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.