Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Dr. House

Dr. House: Veja a pessoa real que inspirou o médico ranzinza

O famoso e sarcástico Dr. House conquistou o coração de muitos fãs ao longo de suas 8 temporadas, mas será que esse papel teve uma inspiração? Descubra!

Isabelly de Lima Publicado em 18/02/2024, às 10h00 - Atualizado às 22h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hugh Laurie como Dr. House - Divulgação / FOX
Hugh Laurie como Dr. House - Divulgação / FOX

‘House M.D.’, a série médica que revolucionou o gênero com seu protagonista genial, Dr. Gregory House (Hugh Laurie), completa esse ano 20 anos desde sua estreia, ocorrida em 2004. A trama acompanha House e sua equipe de médicos que tenta desvendar casos médicos misteriosos e desafiadores, muitas vezes desacatando todas as regras.

Dr. House é um personagem complexo e fascinante. Um médico brilhante, mas arrogante e sarcástico, ele é guiado por sua intuição e genialidade para solucionar diagnósticos complexos que outros médicos ignoraram.

Apesar de sua personalidade difícil e comportamento antiético, House conquista a admiração do público com sua inteligência e perspicácia.

Hugh Laurie como o protagonista de 'Dr. House' - Divulgação / FOX

É curioso pensar que um personagem tão peculiar quanto ele possa ter sido inspirado em alguém real, mas foi assim que aconteceu. Para a criação da série, os criadores se basearam em uma pessoa de verdade, ou melhor, uma médica de verdade. Conheça a história por trás da pessoa que inspirou ‘Dr. House’:

Inspiração real

A coluna mensal "Diagnóstico" da renomada médicaLisa Sanders na revista The New York Times Magazine serviu como a base e inspiração para a aclamada série. Os textos, depois reunidos em um livro, inspiraram a criação do seriado. 

Sanders, que atuou como consultora técnica do programa, trouxe sua experiência como internista da Escola de Medicina da Universidade de Yale, combinando-a com sua experiência como ex-produtora da CBS News e autora.

Essa rica bagagem contribui para a autenticidade e a complexidade dos casos médicos apresentados em Dr. House como informado pelo NPR.

Ela, no entanto, não tem nada semelhante ao médico rabugento mostrado na série. Durante entrevista ao O Globo, em 2011, Lisa garantiu que nunca passaria numa consulta com um médico como House.

"Quem iria a um médico como esse? Eu nunca iria! Doutores e pacientes precisam ser parceiros na busca por respostas, e isso não é possível com Gregory House. Quando o personagem diz que todo mundo mente, eu tenho vontade de responder: "é claro que mentem para você! Eles não são idiotas, e você é um babaca!'", disse ela em 2011. "Imagina se alguém vai confiar uma informação íntima a uma pessoa assim! E o motivo é bem óbvio: House, provavelmente, riria da sua cara. A relação médico-paciente precisa ser de confiança, e House não é alguém em quem se possa confiar". 

A Dra. Lisa Sanders, que inspirou a série 'House' - Reprodução / Ben Stechschulte

Em seu livro, "Every Patient Tells a Story: Medical Mysteries and the Art of Diagnosis" ("Cada Paciente Conta Uma História: Mistérios Médicos e a Arte do Diagnóstico", em tradução livre), Sanders aprofunda a conexão entre a série e sua experiência profissional. A obra oferece um olhar fascinante sobre os desafios e as recompensas do diagnóstico médico, ilustrando-os com histórias reais de pacientes e suas trajetórias.

Através da série e do livro, Lisa Sanders não apenas entretém, mas também educa o público sobre a complexa arte do diagnóstico, demonstrando como a investigação meticulosa, a intuição aguçada e a empatia são ferramentas essenciais para desvendar os enigmas da medicina.

Questionada se os profissionais de saúde devem trabalhar como Sherlock Holmes, criado pelo renomado Arthur Conan Doyle, Sanders explicou que o personagem é um reflexo do que os médicos fazem. 

"Sherlock Holmes, o personagem, foi criado por Arthur Conan Doyle a partir de um médico com quem ele trabalhou quando fez faculdade de medicina na Escócia. Então não é que todo médico 'deve' trabalhar como Sherlock Holmes: o Sherlock Holmes é um reflexo do que os médicos fazem", explicou ela ao G1 em 2011. "Acredito que os doutores que queiram fazer diagnósticos devam trabalhar como Sherlock Holmes, coletando pistas e evidências para tentar montar, peça por peça, a história do paciente, seus sintomas e, por fim, seu diagnóstico". 

A série do médico sarcástico mais famoso até hoje está disponível na Netflix, na Globoplay e também na Amazon Prime Video.