Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Titanic

A inspiração por trás do colar fictício mostrado no filme 'Titanic'

Mostrado no filme 'Titanic', o colar ficcional carrega curiosas inspirações

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/02/2023, às 19h00 - Atualizado em 18/04/2023, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'TItanic', em que mostra a personagem Rose com o colar - Divulgação / 20th Century Studios
Cena de 'TItanic', em que mostra a personagem Rose com o colar - Divulgação / 20th Century Studios

O filme ‘Titanic’, de 1998, se tornou um marco na história do cinema mundial, principalmente ao trazer às telonas o casal Rose e Jack, vividos por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Porém, o casal que se tornou referência no gênero romance teve muitos conflitos na trama, causados por um objeto muito especial: o Coração do Oceano. A peça consiste em um grande diamante em um colar. No entanto, vale ressaltar que a peça não passa de ficção.

O filme é baseado nos relatos do naufrágio do RMS Titanic, que ocorreu em 1912, e se dá em torno da história fictícia de dois passageiros de classes sociais opostas que se apaixonam a bordo do navio. Rose e Jack se conheceram, se apaixonaram e defenderam seu relacionamento de todos que tentavam separá-los – principalmente do noivo de Rose, Cal Hockley (Billy Zane) – e a mãe dela, Ruth (Frances Fisher). O casal permaneceu junto por apenas 4 dias.

Cal é o grande antagonista do filme. É ele quem dá para Rose o colar, como símbolo de seu amor e compromisso com ela — ainda que suas intenções não sejam tão honestas, mas só descobrimos isso ao decorrer do filme —. O Coração do Oceano é a única coisa que Rose utiliza na icônica cena em que Jack faz sua pintura, em que estácompletamente nua.

Cena em que Jack faz uma pintura de Rose, que está nua - Crédito: Divulgação / 20th Century Studios

O colar é a principal peça da trama da produção. Afinal, a expedição de Brock Lovett (Bill Paxton) para encontrar o colar é responsável por levar Rose para compartilhar sua história. No final, é revelado que a personagem esteve o tempo todo usando a joia, jogando-a no oceano nos últimos minutos do filme.

Inspiração real

Ainda que a história de Jack e Rose seja fictícia, e o Coração do Oceano não passe de ficção, alguns aspectos da trama são reais. Existem relatos de que um colar de diamantes e safiras reais estava a bordo do navio, mas com história bem diferente da do longa. O objeto teria sido de Kate Florence Phillips, e teria sido dado a ela por Henry Samuel Morley, seu amante.

Conforme repercutido pelo Screenrant, eles estavam no Titanic com o intuito de começarem uma vida nova juntos na América, após Morley ter vendido duas de suas lojas e dado o dinheiro para sua esposa e filha. Kate usou o colar quando a embarcação afundou, e chegou ao bote salva-vidas n.º 11 enquanto Morley, que não sabia nadar, morreu no oceano.

Amuleto negativo

Acredita-se também que o Coração do Oceano é baseado no icônico Diamante Hope, que carrega a lenda de amaldiçoado. Segundo os dizeres, a pedra trouxe destinos infelizes para aqueles que o possuíam. Agora, a peça está em exposição no Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos.

Colar de Rose, o Coração do Oceano - Crédito: Divulgação / 20th Century Studios

Valor da peça

Embora o Coração do Oceano não tenha sido completamente real, várias réplicas foram feitas após o filme, sendo recriada para venda por joalherias, devido ao sucesso da produção do diretor James Cameron.

No longa, diz-se que o colar é feito de um diamante azul raro. Entre as cores dos diamantes, o azul é uma das mais raras. Caso o Coração do Oceano fosse real, ele custaria $ 300 milhões. Já o colar feito para o filme foi feito com zircônias e ouro branco. A versão cinematográfica do objeto custa US$ 8.007.

Vale lembrar que uma versão remasterizada do filme voltou aos cinemas de todo o país, com alta qualidade de som e imagem.