Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Maestro

Maestro: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme da Netflix

Com Bradley Cooper, novo filme da Netflix narra história do renomado maestro americano Leonard Bernstein e romance com Felicia Montealegre; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/12/2023, às 16h28 - Atualizado em 15/12/2023, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Leonard Bernstein: Realidade e ficção - Fotograaf Onbekend / Anefo e Divulgação/Netflix
Leonard Bernstein: Realidade e ficção - Fotograaf Onbekend / Anefo e Divulgação/Netflix

No próximo dia 20, chega à Netflix o filme 'Maestro', o segundo trabalho de Bradley Cooper como diretor e com a presença dele próprio interpretando Leonard Bernstein, renomado compositor americano que ficou conhecido por ser o primeiro maestro nascido nos EUA a liderar uma orquestra sinfônica americana.

Conforme o Tudum, o site oficial da Netflix, o romance biográfico "é uma história de amor imponente e destemida que narra o relacionamento de longa data entre Leonard Bernstein (Bradley Cooper) e Felicia Montealegre (Carey Mulligan). Uma carta de amor à vida e à arte, 'Maestro' em sua essência é um retrato emocionalmente épico da família e do amor."

Como já mencionado, o filme marca o retorno de Bradley Cooper na função de diretor, e promete ser um longa de destaque nas próximas premiações de cinema. A expectativa se deve não só ao elenco — que, além de Cooper e Mulligan, também conta com Maya Hawke (Stranger Things) —, mas também aos produtores, que incluem figurões de Hollywood como Martin Scorsese e Steven Spielberg. Tudo para narrar parte da história de um dos mais importantes e notórios maestros dos Estados Unidos.

+ Maestro: Confira a história real por trás do novo filme da Netflix

Visto isso, confira a seguir 5 curiosidades para saber antes de assistir 'Maestro', novo filme da Netflix:

Bradley Cooper como Leonard Bernstein em 'Maestro' / Crédito: Divulgação/Netflix

1. Spielberg diretor?

A princípio, o diretor que seria responsável por 'Maestro' seria outro: Steven Spielberg, consagrado em Hollywood por ter dirigido, entre outros filmes, 'Tubarão' (1975), 'A Lista de Schindler' (1993), 'Jurassic Park' (1993) e 'O Resgate do Soldado Ryan' (1998). No entanto, na época em que o novo filme começou a ser produzido, ele se envolveu com 'Amor, Sublime Amor', e a direção foi, então, assumida por Cooper.

Segundo o Observatório do Cinema, os dois se encontraram em 2018 para que Cooper mostrasse a Spielberg seu recente trabalho e estreia como diretor, 'Nasce Uma Estrela', e foi nesse momento que o lendário diretor reconheceu que ele seria capaz e o incentivou a dirigir 'Maestro'. 

Bradley Cooper em 'Maestro' / Crédito: Divulgação/Netflix

2. Próteses

Conforme apurado pela equipe Aventuras na História, Kazu Hiro, especialista em efeitos de maquiagem e envolvido na produção de 'Maestro', revelou que Bradley Cooper chegou a utilizar 137 próteses durante as filmagens da nova produção. E um tipo de adereço em específico deu o que falar, levantando diversas críticas: o nariz.

Imagens do trailer e de divulgação do filme mostram Cooper com um nariz maior que o seu próprio e, considerando-se que Leonard Bernstein era judeu, o nariz falso pareceu de péssimo tom no filme para muitos, perpetuando estereótipos negativos dos judeus.

No entanto, vale mencionar que a própria família do compositor defendeu a escolha da produção, reconhecendo o envolvimento e respeito de Cooper pela história contada, pela família e pelo próprio Leonard, falecido em 1990. Além disso, até mesmo comentaram que, realmente, a figura central do filme tinha um "belo nariz avantajado".

Leonard Bernstein / Crédito: Foto por Allan warren via Wikimedia Commons

3. Carreira de sucesso

Nascido no dia 25 de agosto de 1918, Leonard Bernstein não é considerado um dos maiores maestros dos Estados Unidos à toa: formado em Harvard, conquistou 16 Grammys, sete Emmys e dois Tonys — prêmios de música, séries e teatro, respectivamente — em sua carreira, criando desde músicas clássicas até trilhas sonoras para filmes.

Entre suas composições de maior destaque estão: "Symphony No. 1 'Jeremiah'" (1942); "Prelude, Fugue and Riffs" (1949); "Fancy Free" (1944); "Symphony No. 2 'The Age Of Anxiety'" (1949).

Leonard Bernstein / Crédito: Foto por Jack Mitchell pelo Wikimedia Commons

4. Vida amorosa

Uma figura importante na vida de Bernstein, que é, inclusive, parte do direcionamento do novo filme, é sua esposa, a atriz costarriquenha-chilena Felicia Montealegre Cohn Bernstein. Os dois se conheceram ainda jovens, em 1946, numa época em que ambos eram estrelas em ascensão — o que gerou uma conexão quase instantânea e bastante intensa.

Tamanha intensidade, porém, levou o casal a enfrentar uma série de turbulências em seu relacionamento ao longo do tempo, tendo se separado e retornado, até que finalmente se casaram em 1951.

O relacionamento durou até 1978, quando Felicia morreu em decorrência de um câncer; juntos, tiveram três filhos: Jamie, Alexander e Nina, hoje com 71, 68 e 61 anos, respectivamente.

Bradley Cooper e Carey Mulligan como Leonard Bernstein e Felicia Montealegre em 'Maestro' / Crédito: Divulgação/Netflix

5. Bissexualidade

Como já mencionado, o relacionamento entre Leonard e Felicia teve altos e baixos, e era marcado por infidelidades. No filme, devemos assistir discussões sobre essas traições, mas que sempre acabavam com o casal permanecendo junto. Com limites, Felicia era bastante compreensiva com o que o marido fazia, considerando que ele era bissexual, o que certamente não seria tão bem-aceito na época.

Leonard Bernstein e Felicia Montealegre, respectivamente / Crédito: Foto por Library of Congress via Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons

"Ele era bissexual e teve toda uma outra vida se relacionando com homens", comentou a filha Jamie em entrevista à People, em novembro. Dois relacionamentos em específico devem aparecer em 'Maestro': com David Oppenheim (interpretado por Matt Bomer), um clarinetista e produtor musical, e com seu assistente de pesquisa Tommy Cothran (Gideon Glick).