Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Podcast

Marengo: A intrigante história por trás do cavalo preferido de Napoleão

Saiba mais sobre a emblemática saga do esqueleto do cavalo de Napoleão Bonaparte, que se tornou imperador e general francês

Redação Publicado em 31/08/2022, às 18h30 - Atualizado em 23/11/2023, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão montando em seu cavalo - Getty Images
Napoleão montando em seu cavalo - Getty Images

Considerado o cavalo preferido de Napoleão Bonaparte, Marengo teria participado da última batalha do imperador francês, a Batalha de Marengo, na Itália, em 1800 — inspiração do seu nome. 

No entanto, o esqueleto do animal rendeu muitas polêmicas ao longo das décadas. Isso porque, ele percorreu um longo caminho até que em 2021, o artista contemporâneo Pascal Convert, o colocou suspenso sob a tumba do imperador.

Na época, o historiador Pierre Branda chegou a declarar sua indignação sobre a obra, a classificando como “Grotesca e chocante”, em um artigo no jornal Le Figaro. 

Para saber mais sobre o restante dessa emblemática história, ouça agora o podcast da Aventuras na História, disponível nas melhores plataformas de áudio. 

Confira a programação completa aqui!

Ouça o episódio: 


CURIOSIDADES / PODCAST

Nascida Mary Wollstonecraft Godwin, a aclamada autora inglesa Mary Shelley, se consagrou na história da Literatura graças ao seu clássico Frankenstein, inspirado no seu relacionamento conturbado com Percy Bysshe Shelley. Lei mais aqui!