Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Sociedade da Neve

A Sociedade da Neve: Cena do resgate tem detalhe importante sobre as vítimas da tragédia

Retratando uma das maiores tragédias da aviação, A Sociedade da Neve apresenta um detalhe que pode passar despercebido no filme

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix
Cena do filme 'A Sociedade da Neve' - Divulgação/Netflix

Ocorrido em outubro de 1972, o acidente que ficou conhecido como 'Milagre dos Andes' chama atenção até os dias atuais. Entrando para a História como uma das maiores tragédias da aviação, um avião que levava 45 pessoas do Uruguai ao Chile colidiu com uma montanha na Cordilheira dos Andes. 

No interior, a aeronave levava a equipe de rugby uruguaia 'Old Christians Club', além de familiares e amigos. Os que sobreviveram, encontraram um cenário pouco esperançoso. Os sobreviventes precisaram encarar o frio, a fome e o medo de um resgate que poderia nunca acontecer.

Em um momento ainda mais crítico, os sobreviventes precisaram se alimentar dos corpos das vítimas da tragédia para não morrerem de fome. O pesadelo só acabou após mais de 70 dias. Apenas 16 pessoas foram resgatadas.

Impressionante, a história de sobrevivência inspirou o filme 'A Sociedade da Neve'. Juan Antonio Bayona, o diretor do filme, adaptou o livro de mesmo nome de autoria do jornalista Pablo Vierci, que teve contato direto com os sobreviventes do acidente. 

Alerta spoiler!

Dando voz aos mortos da tragédia, o filme de Bayona apresenta uma sensibilidade extrema ao retratar o terror vivido pelos sobreviventes em uma área isolada da Cordilheira dos Andes. Já no final do filme, a sequência de cenas que mostram o tão sonhado resgate dos rapazes apresenta um detalhe importante sobre as vítimas da tragédia.

Quando o helicóptero resgata finalmente os homens que esperavam na área isolada da Cordilheira dos Andes, chama atenção que o sobrevivente Gustavo Zerbino se recusa a sair do local sem a sua mala, que seria de suma importância para os familiares das vítimas. 

Cartas

Enquanto estava na montanha com os outros homens, Zerbino passou a colecionar lembranças e também cartas escritas pelas pessoas que não conseguiram sobreviver até o resgate. Conforme explica o Screen Rant, a mala contava, inclusive, com cartas de Coco e Arturo, importante para o tom realista exibido no filme 'A Sociedade da Neve'. 

Além disso, foi graças a insistência de Zerbino que as lembranças acabaram expostas no Museu dos Andes, localizado na Cidade Velha de Montevidéu, que também preserva e apresenta roupas e outros itens da tragédia aérea. No filme, é possível notar que ele guarda objetos dos falecidos, entretanto, não é totalmente esclarecido se tudo foi, de fato, guardado na mala.