Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

Mira precisa e cruel: 5 curiosidades sobre os atiradores de elite e Simo Hayha, o Morte Branca

Entrando em campo como inimigos invisíveis, os atiradores matavam sorrateiramente

Mauricio Gibrin Publicado em 02/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Simo Hayha em ataque - Domínio Público
Simo Hayha em ataque - Domínio Público

Simo Hayha era um camponês que aprendeu a caçar com o rifle aos 17 anos. Convocado a defender a Finlândia da invasão soviética, operou na região do rio Kollaa, lugar onde estava habituado a atirar. Hayha usava um rifle Mosin Nagant M28 sem miras telescópicas e era capaz de acertar alvos a mais de 400 m de distância.

Pensando nisso, confira curiosidades sobre Simo Hayha e a saga dos atiradores.

1. Exímio atirador

Em 1940 Hayha recebeu do exército finlandês um rifle Mauser com lunetas, mas preferiu continuar com o seu antigo M28, que segundo ele, permitia lançar fogo sem que fosse preciso levantar demais a cabeça – o que no caso de um atirador de elite, pode significar a própria sobrevivência. A invasão da Finlândia custou aos russos 1 milhão de homens, contra 25 mil finlandeses. Simo Hayha, um exímio atirador e perito em se ocultar na neve, passou para a história com o apelido de Morte Branca.

2. Ataque fatal

Morte Branca durante ataque /Crédito: Wikimedia Commons

Embora Hayha costumasse atirar sentado, a maioria dos snipers agia deitada ou ajoelhada. Eram posições estáveis e deixavam o corpo menos exposta ao ataque inimigo. Entocavam-se  em lugares altos – como a torre da igreja que aparece no filme O Resgate do Soldado Ryan, de onde, numa cena de arrepiar, um atirador alemão alvejava soldados americanos.

3. Regra fundamental

Outra regra fundamental dos franco-atiradores: evitar ao máximo dar mais de um tiro do mesmo lugar porque, se a primeira bala pegasse o inimigo de surpresa, o mesmo não aconteceria com a segunda. Batava ter seu esconderijo descoberto para que a vantagem do soldado de elite acabasse de vez. Por isso, também era comum os atiradores formarem duplas – um se encarregava da observação, e o outro, dos disparos propriamente ditos.

4. Eficiência

Os soldados alemães de elite utilizavam rifles K98 com miras telescópicas, que tinham o poder de ampliar seis vezes o tamanho dos alvos, enquanto os americanos usavam versões preparadas de seu M1. Mas os rifles que fizeram fama foram o No. 4MK1, britânico, e o Mosin-Nagant 1891/30, soviético. O primeiro por sua robustez, e o segundo por sua precisão.

Com rifles de eficiência assustadora, era possível acertar um tiro na cabeça ou no peito de um inimigo que estivesse a até 400 m. Um soldado, postado de pé a 600m, também era facilmente atingido pelo atirador. A situação só mudava se houvesse ventos muito fortes, as chances de acerto diminuíam.

5. Impacto

Por maior que fosse o impacto no exército adversário, sozinhos os atiradores de elite pouco podiam fazer para alterar os rumos da guerra. Inúmeros oficiais aliados foram mortos a distância e ainda assim a Alemanha caiu. Atiradores defendiam muitos prédios em Berlim, mas a bandeira soviética acabou tremulando sobre o Reichstag.


++Saiba mais sobre a Segunda Guerra através dos livros abaixo, disponíveis na Amazon Brasil 

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W