Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Napoleão

Napoleão: Confira o que é fato ou ficção no filme de Ridley Scott

Longa que chegou aos cinemas brasileiros hoje, 23, retrata Napoleão como uma figura estrategista e ambiciosa, mas se perde em imprecisões históricas

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/11/2023, às 17h22 - Atualizado em 28/11/2023, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão Bonaparte em retrato de Édouard Detaille (à esqu.) e no filme (à dir.) - Domínio Público e Divulgação/Sony
Napoleão Bonaparte em retrato de Édouard Detaille (à esqu.) e no filme (à dir.) - Domínio Público e Divulgação/Sony

Napoleão, cinebiografia épica de Ridley Scott, chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 23. O longa não só narra as conquistas militares de um dos maiores comandantes de todos os tempos, como também apresenta detalhes de sua vida íntima e as intrigas políticas que enfrentou — desde o início da Revolução Francesa, até se tornar imperador da França e após seu exílio.

Embora retrate sua figura como um estrategista e ambicioso que foi, Napoleão está longe de ser uma produção fielmente histórica; portanto, se perde em algumas imprecisões sobre o homem que redesenhou o mapa da Europa. Com isso em mente, a equipe do site Aventuras na História esclarece o que é ficção no novo longa estrelado por Joaquin Phoenix. Veja a lista!

Napoleão, o combatente

No filme, Napoleão é mostrado combatendo ao lado de sua cavalaria durante diversas batalhas, incluindo a de Waterloo. Entretanto, conforme repercute o Screen Rant, essa figura heroica do imperador francês é bastante debatida entre historiadores.

Pintura da Batalha de Waterloo de 1815/ Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Afinal, Bonaparte, normalmente, ficava na linha de retaguarda dos combates, raramente correndo perigo. Apesar disso, ele tinha uma incrível habilidade para inspirar seus soldados e deixá-los prontos para combate — conforme retratado no filme.


Ferido em Toulon

O começo do filme retrata o Cerco de Toulon — cidade dominada por monarquistas da Primeira Coligação. Na produção, Ridley Scott retrata um Napoleão implacável lutando contra tropas britânicas. No entanto, o episódio não é totalmente verdadeiro. 

Bonaparte chegou realmente a elaborar a estratégia do conflito, como retratou o longa, e esteve diretamente envolvido no combate, entretanto, ele acabou ferido na coxa por uma baioneta enquanto estava a cavalo, aponta o TimeOut. Além disso, seu cavalo não foi atingido no peito por uma bala de canhão, ao contrário do que é mostrado nas telonas.


O lago congelado

Em 1805, Napoleão invadiu Viena e, no mês seguinte, conseguiu uma de suas mais expressivas vitórias durante a Batalha de Austerlitz (ou Batalha dos Três Imperadores), que culminou na rendição da Áustria e a dissolução do Sacro Império Romano-Germânico.

No filme, porém, as tropas napoleônicas são mostradas obtendo êxito ao conquistar um terreno elevado e disparando a artilharia contra as frotas austríacas e russas. Por outro lado, o historiador britânico Daniel Robert Snow aponta que, na verdade, Napoleão surpreendeu seus adversários ao enviar sua infantaria para atacá-los na subida da colina.

Além disso, o gigantesco lago congelado, na qual dezenas de soldados austríacos e russos são retratados se afogando, não era exatamente um lago, mas sim pequenas lagoas, aponta o History Extra. Após o combate, Napoleão também mandou drenar as lagoas e descobriu que apenas alguns inimigos, de fato, se afogaram.


O encontro com o duque de Wellington

Após a Batalha de Waterloo, o filme mostra Napoleão se encontrando com Arthur Wellesley, o duque de Wellington, em Plymouth, na Inglaterra. Entretanto, na vida real, eles jamais estiveram frente a frente. O mais próximo que já estiveram juntos foi, justamente, no campo de batalha de Waterloo; o que torna a cena totalmente ficcional.

Cena do filme Napoleão (2023)/ Crédito: Sony Pictures

Disparo contra as Pirâmides

A imprecisão mais controversa no filme é a cena em que o exército francês dispara balas de canhão contra as Pirâmides do Egito. Michael Broers, professor da Universidade de Oxford, chamado por Scott para ser consultor histórico do longa, reconheceu que a cena não retrata a realidade.

+ Napoleão disparou contra as Pirâmides do Egito? Entenda a polêmica do filme

Cena do filme Napoleão (2023)/ Crédito: Sony Pictures

Não! Isso definitivamente não aconteceu durante a campanha de Napoleão no Egito", disse ao Time Out.

"Eu questionei ao [Ridley]: 'Vamos, atire no topo das pirâmides?'. Mas ele respondeu: 'Bem, você riu, não foi?'. Aprendi que não estávamos fazendo um documentário, mas sim um filme", explicou.


O tapa em Josefina

Napoleão mostra bastante da intimidade do imperador francês com sua esposa, Josefina de Beauharnais. Em uma das passagens, Bonaparte chega a bater na imperatriz durante a audiência de divórcio

Vanessa Kirby como Josefina em Napoleão/ Crédito: Sony Pictures

Broers, em entrevista à Time, também reconheceu que tal ato seria extremamente estranho para o imperador francês. Embora o relacionamento dos dois tenha sido, em partes, tumultuado, historiadores não acreditam que ele chegou a agredi-la. 


A execução de Maria Antonieta

O filme começa com uma incrível sequência que mostra a execução pública de Maria Antonieta, que ocorreu em Paris, em 1973. Entretanto, a cena mostra que Napoleão estava junto aos populares observando a queda da monarca. 

Pintura oficial de Maria Antonieta/Crédito: Domínio Público

Mas a realidade é bem diferente. O TimeOut aponta que, no início da Revolução Francesa, Bonaparte estava com sua guarnição no sul do país. Embora fictício, o momento ajuda a formar a sensibilidade de Napoleão sobre a revolução. Vale ressaltar, ainda, que ele estava na capital quando Antonieta e o rei Luís XVI foram presos em 1792.


Péssimo de montaria

Quem vê Napoleão nos cinemas, certamente acredita que o imperador tinha grande habilidade em montar a cavalos. Entretanto, ele foi péssimo nisso. O portal australiano Globetrotting recorda que o imperador não só não tinha o hábito da montaria como sequer terminou seu treinamento militar de equitação — o que fazia, na verdade, ser muito desajeitado. Além disso, ele também tinha costume de montar raças menores, visto não precisar de assistência para a atividade.

Cena do filme Napoleão (2023)/ Crédito: Sony Pictures


A idade do casal

Enquanto Joaquin Phoenix, que interpreta Napoleão, tem 49 anos; a atriz Vanessa Kirby, que dá vida à Josefina, tem apenas 35. Entretanto, historicamente, a diferença de idade de Bonaparte e da imperatriz era diferente. Ela era seis anos mais velha que ele. 

Joaquin Phoenix (Napoleão) e Vanessa Kirby (Josefina)/ Crédito: Sony Pictures

O ponto, aliás, se torna extremamente importante para explicar o motivo de Josefina ter dificuldades para dar um herdeiro ao imperador francês. O conhecimento do fato também muda o entendimento da dinâmica da relação — quando notamos um Napoleão mais imaturo e ingênuo romanticamente. 


A infertilidade do imperador

Ainda relacionado ao tópico anterior, Napoleão mostra diversas cenas da relação amorosa entre o imperador francês e Josefina. Entretanto, como já dito, a imperatriz é incapaz de dar um herdeiro a ele. 

Por conta da suspeita de Bonaparte pudesse ser estéril, sua mãe, Maria Letizia Ramolino, acaba armando um encontro entre Napoleão e uma jovem moça. Mas o acontecimento é apenas ficcional. Conforme reportado pelo History Extra, a dúvida sobre a infertilidade de Bonaparte jamais existiu, visto que ele já tinha filhos ilegítimos na época. 


'Surgiu do nada e conquistou tudo'

Alguns pôsteres promocionais de divulgação do filme apresentavam um slogan com as palavras: "Ele veio do nada. Ele conquistou tudo". Entretanto, a realidade de Napoleão é bem diferente disso. 

Bonaparte é fruto de um casal da pequena nobreza Toscana. Por sua origem abastada, a família de Napoleão permitiu que ele tivesse acesso à boa educação, algo que não era muito comum aos corsos da época.

Cena do filme Napoleão (2023)/ Crédito: Sony Pictures

Além disso, como salienta Daniel Robert Snow, embora seja reconhecido por redesenhar o mapa da Europa, também não é certo dizer que ele conquistou tudo; visto que não foi capaz de deter a Grã-Bretanha e também de invadir a Rússia.