Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Napoleão

Napoleão: Veja o que dizem as primeiras impressões sobre o filme

Filme que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 23, resgata a trajetória do general e imperador Napoleão Bonaparte

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/11/2023, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Napoleão' - Divulgação
Imagem promocional de 'Napoleão' - Divulgação

Chega aos cinemas nesta quinta-feira, 23, Napoleão. De Ridley Scott, a mente por trás de 'Gladiador', o filme mistura fato e ficção ao resgatar a trajetória de um dos nomes mais polêmicos da História: o general e imperador Napoleão Bonaparte. 

Com Joaquin Phoenix no papel principal, o filme já foi avaliado por críticos, que revelam as primeiras impressões. "Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e rapidamente subiu de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josephine (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento. E como o sucesso tem seu preço, ao ser incentivado a reinar na França, tornou-se também um imperador tirano que precisava ser destruído pelos inimigos", explica a sinopse do filme. 

As críticas

No Rotten Tomatoes, site que reúne as principais críticas de filmes, Napoleão tem 68% de aprovação com 102 avaliações até o fechamento da reportagem. As principais críticas destacam o tom cômico do filme e o fato de focar na vida pessoal do imperador.

"Embora Napoleão não seja uma paródia ou um desmantelamento cômico de uma lenda, seu senso de humor é realmente incerto, acompanhado pela incerteza frustrante de Scott em decisões visuais cruciais", escreve Michael Phillips, do Chicago Tribune.

"Acabou sendo a comédia furtiva mais engraçada do ano, reunindo várias décadas de mudanças no mar francês em seu tempo de execução, desde sua política sociopolítica até grandes batalhas militares, ao mesmo tempo em que se concentra no estrategista mais suado da história e no corno mais indignado", destaca o crítico Siddhant Adlakha, do Inverse. 

Travis Hopson, do Punch Drunk, destaca que o filme: "Não é uma biografia histórica a ser respeitada, nem tem o humor sombrio e cômico para ser particularmente ousado". 

Jonathan W. Hickman, do The Newnan Times-Herald, exalta a atuação de Phoenix: “Napoleão” é destacado por sequências de batalha grandiosamente encenadas e filmadas e uma performance bizarra do vencedor do Oscar Joaquin Phoenix". 

David Sexton, do New Statesman, diz que o filme deixa o espectador ansioso para a versão de quatro horas que será lançada no streaming: "Altamente divertido. As duas horas e 37 minutos voam e deixam você animado para a versão de quatro horas transmitida no Apple + no próximo ano".