Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / O Abismo

O Abismo: Veja a história real que inspirou o filme disponível na Netflix

Em O Abismo, filme disponível na Netflix, moradores de uma cidade mineradora vivem um verdadeiro pesadelo quando o local começa a desmoronar

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 18/02/2024, às 18h00 - Atualizado em 22/02/2024, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas do filme O Abismo - Divulgação/Netflix
Cenas do filme O Abismo - Divulgação/Netflix

Entre os filmes mais assistidos por brasileiros na Netflix, 'O Abismo' retrata uma história que choca. No longa, os residentes de uma cidade mineradora, após avisos, vivem um verdadeiro pesadelo quando o local em que residem começa a desmoronar.

Destaque na plataforma de streaming, o filme chama atenção dos assinantes. "Acabei de assistir o filme abismo que tá na Netflix e pqp, que agonia eu senti", publicou uma internauta no X, antigo Twitter. "Tem um filme sueco na Netflix chamado O Abismo que claramente deve ter sido inspirado no crime da Brasken em Maceió!", opinou outra conta.

Com uma história chocante de uma cidade que nasceu a partir da extração de minério, muitos podem se perguntar se O Abismo é baseado ou não em uma história verdadeira. Como informa o The Cinemaholic, o longa é inspirado parcialmente pelo desastre da cidade de Kiruna, localizada no norte da Suécia.

A história real

A cidade nasceu em 1900 da extração do minério de ferro e conta com 22 mil moradores. No entanto, é justamente essa atividade, fonte de renda, que representa um verdadeiro risco para Kiruna.

A exploração exacerbada do subsolo resultou em rachaduras extremas no chão da cidade. Assim, a Suécia decidiu que a opção mais segura seria mudar parte de Kiruna de lugar.

Em 2004, a cidade iniciou uma competição para empresas do ramo de arquitetura, repercutiu a Super Interessante. A ideia era que elas apresentassem a melhor solução para mover a cidade.

A vencedora, anunciada em 2012, foi a White Architects em um projeto que pode seguir até 2040. A etapa inicial consistia em realocar o que é conhecido como centro da cidade. A previsão é que o centro afunde por completo até 2050. Inclusive, já era possível visualizar buracos na região.

Assim, o centro será reconstruído a 3,2 quilômetros do extremo leste de Kiruna, longe da mina de ferro, que resultou no desastre. Outro fato sobre o projeto é a Igreja de Kiruna.

Revelada ao público em 1912, a ideia era que a Igreja fosse transportada peça por peça. Além disso, casas foram transportadas com auxílio de caminhões e trailers, enquanto outras totalmente refeitas.

Cena do filme O Abismo - Divulgação/Netflix

Gigante no comércio de mineração, seria mais barato para a Luossavaara-Kiirunavaara AB, mineradora estatal, mover todos os moradores do que fechar a mina. Também foi revelado que a nova planta da cidade apresentava setores inéditos ao norte, sul e leste. Todos distantes da atividade de mineração, vale ressaltar.

A companhia também ofereceu opções para os moradores afetados: comprar as residências por 25% acima do valor do mercado ou uma casa nova no novo local em que a cidade é erguida.

Terremoto

Em 2020, Kiruna chamou atenção nos noticiários. Naquele ano, um terremoto de magnitude 4,1 foi registrado, informou o Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Uppsala. A atividade sísmica foi relacionada a atividade de extração de minério.

De qualquer maneira, O Abismo é parcialmente inspirado com o que aconteceu em Kiruna. Joel Kangas, gerente de mineração da LKAB, disse que o filme, em muito, se afasta da realidade.

O Abismo pode ser assistido na Netflix - Divulgação/Netflix

Conforme repercutido pelo SVT Nyheter, Joel enfatizou que os cidadãos não precisam se preocupar com o que foi mostrado no filme. Anders Lindberg, o gerente de imprensa da companhia, também destacou que não foi detectada uma cavidade desastrosa, como mostra o longa. Ou seja, o filme em muito se distancia da história real de Kiruna.