Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Rainha Vitória

O broche valioso da rainha Vitória que chamou atenção no funeral de Elizabeth II

Joia que chamou atenção no corpo de Camilla, atual rainha consorte, carrega uma curiosa história

Redação Publicado em 21/09/2022, às 16h23 - Atualizado em 25/09/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camilla (à esqu.) e a rainha Vitória (à dir.) - Getty Images
Camilla (à esqu.) e a rainha Vitória (à dir.) - Getty Images

Entre as tradições e homenagens no sepultamento da rainha Elizabeth II,ocorrido na última segunda-feira, 19, um item valioso chamou atenção na roupa de Camilla, rainha consorte. Trata-se de um broche de diamante que se destacou no traje preto da nobre. 

No entanto, se engana que imagina que o broche tem uma história simples. Chamado de Hesse Diamond Jubilee, a peça brilhosa pertenceu a rainha Vitória. O item valioso fora esculpido em forma de coração e, conforme repercutido pela People, conta com três safiras azuis. 

A saga

O item chamativo foi recebido pela rainha Vitória como um presente de seus netos, que na época a homenagearam pelo seu Jubileu de Diamante. Celebrada no ano de 1897, a data marcava os 60 anos de reinado da rainha que ainda fascina gerações. O longo tempo de reinado, ultrapassado pela rainha Elizabeth II, foi simbolizado em números no broche. 

Camilla e a joia no funeral da rainha Elizabeth II /Getty Images 

Mas como o broche foi parar no corpo de Camilla? Bom, o The Court Jeweler repercute que a joia foi decretada pela rainha como herança da Coroa. Com isso, o item de luxo acabou sendo passado de geração em geração.

De tão marcante no acervo da família real, era até mesmo a peça favorita da mãe da rainha Elizabeth II, que entrou para a História como 'rainha mãe', após a morte de George VI, pai de Elizabeth II.

Para Rachel Garrahan, diretora de joias e relógios da Vogue UK, a escolha de Camilla foi como uma 'homenagem muito pessoal à rainha'.