Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Richthofen

O que desperta 'curiosidade' no caso Richthofen? Roterirista responde

Novo filme mostra a investigação que resultou na prisão de Suzane e os irmãos Cravinhos, responsáveis pela morte do casal von Richthofen

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/11/2023, às 15h19 - Atualizado em 08/11/2023, às 18h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suzane e Daniel Cravinhos: Realidade e ficção - Arquivo pessoal e Divulgação
Suzane e Daniel Cravinhos: Realidade e ficção - Arquivo pessoal e Divulgação

Em outubro de 2002, o que parecia ser um assalto seguido de assassinato revelou uma grande teia de mentiras que segue intrigando o Brasil mais de 20 anos depois. Naquele ano, Suzane von Richthofen, ao lado dos irmãos Cravinhos, arquitetou o assassinato dos próprios pais, Manfred e Marisia. 

Após dois filmes de sucesso lançados em 2021, a história volta a ganhar repercussão nacional com o lançamento de 'A Menina que Matou os Pais - A Confissão'. Com o retorno do elenco principal, o filme mostra a verdade dos fatos, que resultou na prisão e condenação do trio. 

Com roteiro escrito por Ilana Casoy, o filme se baseia nos autos do processo. Casoy acompanhou o caso desde início, o que resultou no livro 'Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni'. 

A figura do crime

Durante entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, a escritora refletiu sobre o que desperta a curiosidade em relação ao caso Richthofen. Suzane, que tinha uma família padrão e dinheiro, acabou se afastando do imaginário criado em torno do perfil de um criminoso.

"Infelizmente, a figura do crime em geral é caricaturada como alguém miserável, com histórico de sofrimento, da periferia. E a descrição não se aplica ao caso de Richthofen", disse ela.

O fato de Suzane ser branca e privilegiada, explicou a escritora, despertou a curiosidade das pessoas para entender o que motivou o assassinato brutal.

"Suzane é branca, loira e estudava Direito na PUC. Sua família era estruturada, a família Cravinhos era de classe média. Esse contraste causa desconforto e desperta curiosidade sobre o que motivou esse crime".