Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / O sequestro do voo 375

O sequestro do voo 375: Onde e quando ver o filme sobre o '11 de setembro' brasileiro

Filme brasileiro relembra um dos episódios mais dramáticos da história brasileira: o avião que foi sequestrado e tinha como alvo o Palácio do Planalto

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 28/11/2023, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme O sequestro do voo 375 - Divulgação
Cena do filme O sequestro do voo 375 - Divulgação

Um episódio que marcou a história brasileira será revivido em novo filme. 'O sequestro do voo 375' revive o dia em que um brasileiro sequestrou um avião com um objetivo insólito: jogar a aeronave no Palácio do Planalto e matar o então presidente da república, José Sarney.

Com mais de 100 pessoas em seu interior, o avião em questão era o do voo 375 da Vasp e partiu de Cofins, Belo Horizonte. O destino seria o Galeão, no Rio de Janeiro. Tudo mudou naquele 29 de setembro de 1988, quando um homem chamado Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, abordou os passageiros com um revólver de calibre 32. Ele queria obrigar o piloto a colidir o avião no Palácio do Planalto, localizado em Brasília.

Agora, esse momento histórico conhecido como '11 de setembro brasileiro' é retratado  em novo filme do diretor Marcus Baldini, marcado pelo suspense e ação. Em entrevista ao O Globo, Baldini explicou que o filme reflete o Brasil da época, que passava pela redemocratização. 

"É emocionante, fala da conjuntura do Brasil na época, do momento de redemocratização. Mas observando a história em si, você vê que a realidade supera a ficção. É tudo muito espetacular e surpreendente, desde as manobras do piloto à forma como o avião foi sequestrado", disse ele.

++Inspirou novo filme: Como foi o insano sequestro do voo 375;

Joana Henning, produtora do longa, comenta os bastidores. Ela explica que um avião autêntico ao que presenciou a tragédia fora utilizado para as gravações, que duraram oito semanas. 

"Temos muitos colecionadores de Vasp. Como a empresa faliu, vários aviões foram leiloados. Muita gente comprou, revitalizou, colocou em fazendas. Adquirimos um em Planaltina (GO). Trouxemos mecânicos da Vasp, levamos o avião para São Paulo em três carretas e o remontamos no Vera Cruz", detalhou ela ao veículo.

Os desdobramentos trágicos do sequestro são revelados ao decorrer do filme, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 7. Para quem ficou curioso, o trailer pode ser conferido abaixo: