Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Napoleão

'Napoleão', de Kubrick: O filme que nunca aconteceu

Antes da versão de Ridley Scott, já disponível nos cinemas, a história de Napoleão Bonaparte quase foi levada aos cinemas através de Kubrick

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 27/11/2023, às 11h31 - Atualizado em 28/11/2023, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stanley Kubrick (à esqu.) e retrato de Napoleão (à dir.) - James Vaughan e Domínio Público
Stanley Kubrick (à esqu.) e retrato de Napoleão (à dir.) - James Vaughan e Domínio Público

Chegou aos cinemas brasileiros 'Napoleão'. De Ridley Scott, o filme apresenta Joaquin Phoenix na pele de um dos nomes mais conhecidos da História: o general e imperador Napoleão Bonaparte. 

Além de retratar as principais campanhas militares que marcaram a trajetória de Bonaparte, o filme também mistura fato e ficção ao retratar a sua tumultuada vida íntima ao lado da imperatriz Josefina. No entanto, essa história já foi retratada em outros filmes. Um deles, inclusive, se tornou um 'projeto engavetado' do ilustre cineasta Stanley Kubrick. 

A versão de Napoleão de Kubrick começou a ser preparada enquanto o cineasta se encontrava na pós-produção do clássico '2001: Odisseia no Espaço'. Conforme repercutido pelo Publico, o projeto, infelizmente, não saiu do papel. Isso porque a MGM e a United Artists acreditavam que o alto orçamento necessário para o épico não seria compensado nos valores de bilheterias. 

De qualquer maneira, Kubrick mergulhou de cabeça ao imaginar o filme, que seria gravado na França, Itália e Iugoslávia. Além de pesquisar e reunir materiais sobre a Revolução Francesa e o controverso imperador, ele até mesmo iniciou o roteiro. Para os protagonistas, ele imaginava David Hemmings e Audrey Hepburn. Além disso, queria Alec Guinness e Laurence Olivier como coadjuvantes.

Como relembrado pela Vice, o cineasta enxergava a vida de Napoleão como “um poema épico de ação”, além de afirmar que a relação do imperador com Josefina era “uma das grandes paixões obsessivas de todos os tempos”. Além disso, também acreditava que o imperador "Foi um daqueles raros homens que movem a história e moldam o destino de seus próprios tempos e das gerações vindouras."

Tony Frewin, assistente de Kubrick de 1965 até a morte do cineasta, revelou à Vice como surgiu a ideia de fazer um filme sobre a figura histórica. 

"Lembro-me de quando estávamos trabalhando em '2001', ele tinha uma espécie de fascínio por figuras militares, sempre se interessou muito por Júlio César, principalmente pela invasão da Grã-Bretanha, mas essa capacidade de ser um homem de ação, um intelectual, um estrategista, com objetivos políticos, e como ele equilibrou tudo isso e fez o que era certo, acho que Napoleão cresceu a partir disso", afirmou ele.

O material

Embora não tenha virado um filme, a versão de Napoleão do cineasta foi reunida em um livro. Em 2009, foi lançada a edição especial 'Stanley Kubrick's Napoleon: The Greatest Movie Never Made'. Com dez livros, todo o processo de criação do cineasta foi revelado. 

O arquivo de Kubrick conta com 15 mil fotografias de cenário e também 17 mil imagens da era Napoleônica. Além disso, a obra também permite ver rascunhos do roteiro e até mesmo entrevistas com o professor Feliz Markham. Também não ficam de fora os estudos realizados para definir o figurino do longa.

Em fevereiro deste ano, como repercutido pelo Deadline, o cineasta Steven Spielberg intrigou o público ao revelar que a cinebiografia escrita por Kubrick seria transformada em uma minissérie de sete episódios para a HBO.

“Com a cooperação de Christiane Kubrick e Jan Harlan, estamos montando uma grande produção para a HBO baseada no roteiro original de Stanley”, afirmou o cineasta durante coletiva de imprensa no Festival de Cinema de Berlim. Até o momento, a data de estreia não foi revelada.