Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / O Simpatizante

O Simpatizante: Série da Max é baseada em história real?

Em O Simpatizante, telespectadores acompanham um espião comunista no final da Guerra do Vietnã e sua vida como refugiado nos EUA

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 21/04/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série "O Simpatizante" - Divulgação
Cena da série "O Simpatizante" - Divulgação

Após brilhar no cinema como o chefe da Comissão de Energia Atômica, Lewis Strauss, Robert Downey Jr. garantiu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em "Oppenheimer". Agora, ele retorna com uma série inusitada: "O Simpatizante", da Max.

Com episódios semanais lançados aos domingos na plataforma de streaming, a série resgata um episódio histórico: a Guerra do Vietnã.

Assim, é possível acompanhar a história de um ex-espião comunista do Vietnã (Hoa Xuande) que, com o fim do conflito, passa a viver nos Estados Unidos. Nas terras do Tio Sam, ele atua como consultor num filme de Hollywood.

Abraçada pela crítica, a série pode até intrigar alguns dos telespectadores: Afinal, existe uma história real por trás dos episódios?

Embora baseada num conflito histórico, a história apresentada e os personagens são ficcionais. Na realidade, "O Simpatizante" compreende uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Viet Thanh Nguyen. 

Inclusive, a história tem continuação em "The Committed", no entanto, a plataforma de streaming, até o momento, não confirmou uma segunda temporada. 

Inspiração

No entanto, repercute a Esquire, o autor foi inspirado por histórias reais. É o caso de Pham Xuan An, um homem que tinha uma vida dupla. Espião norte-vietnamita, ele trabalhou como redator de veículos de imprensa dos EUA durante a guerra.

"Durante seu tempo como espião, ele foi promovido a major-general pelos norte-vietnamitas", explicou Viet Thanh Nguyen, conforme repercutido pela Esquire. "E ele era amigo de… todos os jornalistas americanos importantes. E eles não tinham ideia de que ele era um espião comunista que havia estudado nos Estados Unidos".