Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Os enigmas de Merit Ptah, aquela que seria a primeira médica da história

Considerada uma das pioneiras da medicina, a mulher é um ícone feminista, mas também protagoniza diversos debates modernos

Giovanna Gomes Publicado em 09/12/2020, às 16h29 - Atualizado em 17/12/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de Merit Ptah - Divulgação/ University of Colorado Anschutz Medical Campus
Representação de Merit Ptah - Divulgação/ University of Colorado Anschutz Medical Campus

A medicina é uma das ciências mais antigas da história da humanidade. Dos curandeiros  aos sacerdotes, dos tratamentos alternativos até a invenção da insulina, o ato de cuidar das pessoas é uma atividade louvada há séculos em todo o planeta.

Com raízes na religião e na magia, os primeiros médicos surgiram na Babilônia, curando transtornos mentais com rituais específicos. Mais tarde, estima-se que o primeiro médico da história foi Imhotep, cujas atividades, datadas do ano 2.850 a.C., giravam em torno de tratamentos cirúrgicos práticos, que se distanciavam da religião, por exemplo.

Assim como Imhotep, os livros de História e a cultura popular afirmam que a primeira médica da história também foi uma cientista egípcia. Tendo vivido em meados do ano 2700 a.C., Merit Ptah é tida como uma importante personagem da medicina mundial.

Símbolo feminista, ela contava com o título de "médica chefe" inscrito na tumba de seu filho. No entanto, recentemente, uma nova tese historiográfica sugeriu algo que ninguém imaginava: Merit Ptah pode nunca ter existido ou, pelo menos, não como imaginávamos.

A reviravolta

Merit Ptah se tornou conhecida no ano de 1938, quando a médica e historiadora Kate Campbell Hurd-Mead publicou um livro que mencionava a cientista. Segundo a pesquisadora, ela teria vivido em 2730 a.C.

Na obra, Kate diz que uma imagem da mulher havia sido gravada na tumba de seu filho, que era um importante sacerdote na época. Contudo, um estudo da Universidade do Colorado notou um ponto de incongruência nesta tese. 

Segundo os estudiosos que decidiram revisar a narrativa, a tumba referenciada pela historiadora estaria localizada no Vale dos Reis, uma área reservada para nobres e faraós.

Representação de Imhotep / Crédito: Wellcome Images/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Porém, o local somente começou a ser utilizado por volta de 1540 a.C., quase mil anos após a morte da cientista. Além disso, a mulher foi representada com vestimenta e a posição corporal diferente das que eram características dos médicos da época.

De acordo com Jakub Kwiecinski, o historiador que liderou o estudo, “o nome Merit Ptah existiu no Império Antigo, mas ele não aparece em nenhuma das listas dos antigos curadores egípcios.”

A cientista também não é mencionada nas listas de administradoras do Império. No entanto, a constatação não exclui a existência de uma médica ná época.

Tumba de Akhethetep em Saqqarah/ Crédito: Domínio Público

E agora?

É provável que a verdadeira detentora do título se chamava Peseshet, que teria vivido no Egito Antigo em 2400 a.C. Suas informações foram reveladas durante uma escavação em Giza, ao norte do Vale dos Reis. Na tumba de seu filho, Akhethetep, foi mencionada como “supervisora das mulheres curandeiras”.

Além disso, o nome de Peseshet já havia sido mencionado em livros e artigos anteriores a 1938, mas sem o título de "primeira mulher médica da história."

Ainda pensando nisso, Kwiecinski acredita ainda que o livro de Kate tenha trocado as identidades por engano. Entretanto, a confusão ocorrida não diminui a importância desse exemplo, mas "mostra como esses modelos têm sido importantes para a entrada de mulheres na ciência e medicina”, declarou.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo através das obras disponíveis na Amazon Brasil

O Livro dos Mortos do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2019) - https://amzn.to/2vzXF8o

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2vzQa1b

Desvendando O Egito, de Sergio Pereira Couto (2008) - https://amzn.to/3aZcz8l

As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/2u7EjXV

Monotheismus Und Kosmotheismus: Agyptische Formen Eines 'Denkens Des Einen' Und Ihre Europaische Rezeptionsgeschichte, de Jan Assmann (1993) - https://amzn.to/385In98

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W