Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Breaking Bad

Ozymandias: A ligação entre o melhor episódio de Breaking Bad e Ramsés II

Considerado um dos maiores episódios de história da televisão, Ozymandias, de Braking Bad, possui uma série de referências que ajudam a compor a queda de Walter White

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 25/05/2024, às 13h00 - Atualizado em 27/05/2024, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do episódio 'Ozymandias' de Breaking Bad e estátua de Ramsés II - Reprodução/Vídeo e Djehouty
Cena do episódio 'Ozymandias' de Breaking Bad e estátua de Ramsés II - Reprodução/Vídeo e Djehouty

'Ozymandias' é o título do 14º episódio da última temporada de Braking Bad. Tudo começa com um flashback da primeira vez em que Walter White e Jesse Pinkman preparam metanfetamina em um trailer no deserto de To'Hajiilee. Até esse momento, a dupla não tinha ideia de quanto suas vidas estavam prestes a mudar. 

'Ozymandias', então, volta ao tempo presente da trama, também no mesmo deserto onde, agora, Walter enfrenta as consequências do episódio anterior, onde o policial Steven Gomez foi morto e Hank Schrader, seu cunhado, fica gravemente ferido. 

Walt faz de tudo para impedir que Jack Welker e os neonazistas matem Hank, mas o policial jaz após tomar um tiro na cabeça. É, então, que White deita chorando no chão do deserto. 

Cena do episódio 'Ozymandias' de Breaking Bad - Reprodução

Após a reviravolta com Pinkman e perder o suporte de sua família, só resta a Walt pegar o que restava de seu dinheiro e fugir. No final de 'Ozymandias', o personagem é levado para viver uma nova identidade — deixando tudo o que passou para trás. 

Em 'Ozymandias' vimos o império das drogas que ele construiu como Heisenberg desmoronar oficialmente. Breaking Bad é tido por muitos como a melhor série de todos os tempos e 'Ozymandias' avaliado por grande parte dos fãs como o episódio mais icônico de toda a produção.

Mas além da sua excelência, Breaking Bad também possui diversos significados em elementos que podem parecer simples, mas que enriquecem ainda mais o enredo primoroso de Vince Gilligan.

+ Breaking Bad: 5 curiosidades sobre a série

Ramsés II e o poema

E tudo começa com o próprio título: 'Ozymandias' é tido como o soneto mais famoso escrito por Percy Bysshe Shelley, sendo publicado em 1818. 'Ozymandias' trata da arrogância e da transitoriedade do poder — e como tudo isso acaba em ruínas. Leia na íntegra!

"Encontrei um viajante vindo de uma antiga terra
Que me disse: — Duas imensas e destroncadas pernas de pedra
Erguem-se no deserto. Perto delas, sobre a areia
Meio enterrado, jaz um rosto despedaçado, cuja carranca
Com lábio enrugado e sorriso de frio comando
Dizem que seu escultor soube ler bem suas paixões
Que ainda sobrevivem, estampadas nessas coisas inertes,
A mão que os escarneceu e o coração que os alimentou
E no pedestal aparecem estas palavras:
“Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:
Contemplai as minhas obras, ó poderosos e desesperai-vos!”
Nada mais resta: em redor a decadência
Daquele destroço colossal, sem limite e vazio
As areias solitárias e planas se espalham para longe".

Assim, tudo o que sobrou de 'Ozymandias', o "rei dos reis", é a estátua de um homem que, desde então, se desintegrou em ruínas. Assim como Walter White, que se construiu como uma figura quase mística na pele de Heisenberg, também pereceu a ponto de ver tudo desmoronar. 

As "suas imensas e destroncadas pernas de pedra" remete a queda de grandes personagens, assim como Walt, que ao verem a decadência de seu império, caem tristes de joelhos. 

Embora o poder e a paixão permaneça, estampados na estátua, a figura que o esculpiu já partiu há muito tempo. Da mesma forma, pode ser dito sobre as ações de White, que apesar de ter 'sumido', deixou marcas naqueles que ele feriu por meio de suas ações. 

Conforme recorda matéria da BBC News, o poema 'Ozymandias' foi aparentemente inspirado na descoberta, em Luxor, no Egito, da estátua do faraó egípcio Ramsés II (conhecido em grego como Ozymandias)

Busto de Ramsés II no Britsh Museum - Mujtaba Chohan via Wikimedia Commons
Colosso de Ozymandias, em Luxor, no Egito - Charlie Phillips via Wikimedia Commons

Não só neste soneto, mas a queda de tiranos e reis é tema recorrente dos poemas de Shelley. Nascido em Sussex, em 1792, ele fez parte da geração radical e antiestablishment de escritores ingleses que ficou conhecida como romantismo — seus contemporâneos e amigos incluíam nomes como Lord Byron, William Wordsworth e John Keats.

Boa parte do trabalho de Percy Bysshe Shelley teve um cunho abertamente politico. 'Ozymandias' reflete suas raízes na luta democrática e pelo nacionalismo que assolava a Europa naquela época. 

Segundo recorda o Screen Rant, Vince Gilligan escolheu propositalmente o poema como base para o episódio, como forma de retratar o legado em ruínas de Walt. Gilligan queria se concentrar no colapso que seguiu o personagem após ele alcançar a grandeza. Walter White pensava que era intocável, mas perdeu tanto o curso de seu plano inicial que viu sumir o controle de seu próprio império.

Para demonstrar essa ligação, na época do lançamento da quinta temporada de Breaking Bad, o ator Bryam Cranston, que interpretou Walt, apareceu em um vídeo promocional recitando o poema de Shelley.