Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Piada na Guerra Fria: Em 1984, Reagan 'brincou' que iria bombardear a Rússia

O comentário feito pelo então presidente indignou os políticos democratas e gerou diversas discussões nos Estados Unidos

Pamela Malva Publicado em 28/03/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan - Wikimedia Commons
Fotografia do 40º presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan - Wikimedia Commons

Entre janeiro de 1969 e janeiro de 1981, os Estados Unidos mantiveram uma relação bem amigável com a Rússia. Durante o período, os governos de Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter ofereciam intercâmbios culturais e tecnológicos para manter a parceria.

O problema veio quando Ronald Reagan tornou-se o 40º presidente do país, após receber 50,7% dos votos populares. Dono de ideologias anticomunistas, o político teria causado um grande impacto na relação entre os EUA e a Rússia soviética.

Para os democratas norte-americanos, contudo, houve um episódio específico que apenas intensificou as tensões entre os dois países. Trata-se de uma brincadeira feita pelo presidente republicano em 1984, pouco antes dele ser eleito pela segunda vez.

Fotografia do ex-presidente Ronald Reagan / Crédito: Getty Images

Uma piada de mau-gosto

No dia 11 de agosto daquele ano, Reagan foi convidado para participar de um programa de rádio. Acompanhado de seus assessores e de diversos membros da imprensa, o então presidente deveria fazer um discurso especial, segundo o History.

Enquanto se preparava para falar, então, o político resolveu testar o microfone que transmitiria sua mensagem para todo os Estados Unidos. O problema é que, na hora de escolher o que iria falar, Reagan decidiu fazer uma piada bastante polêmica.

“Meus compatriotas”, iniciou o presidente, em um tom claro de brincadeira. “Tenho o prazer de dizer a vocês hoje que assinei uma legislação que tornará a Rússia ilegal para sempre. Começaremos o bombardeio em cinco minutos.”

Ronald Reagan, tabém conhecido como o cowboy na Casa Branca / Crédito: Getty Images

Risadas e mal-entendidos

Logo que Reagan terminou de testar o microfone, a brincadeira fez jornalistas e assessores caírem na risada. Para os democratas, contudo, a piada não foi tão óbvia assim e, para muitos norte-americanos, ela veio em um momento pouco propenso.

Na opinião de diversos políticos, o comentário do presidente poderia piorar ainda mais a tensa relação que já existia entre a Rússia e os Estados Unidos, em plena Guerra Fria. Só que aquela não era a primeira vez que Reagan fazia piadas tão polêmicas.

Em sua campanha de 1980, por exemplo, ele afirmou que “uma recessão é quando seu vizinho perde o emprego. Uma depressão é quando você perde o seu. E a recuperação é quando Jimmy Carter perde o seu”. O que, claro, não agradou seu oponente.

Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev, o Ex-Presidente da União Soviética / Crédito: Divulgação

Clima tenso

Logo depois do comentário feito na rádio, então, muitos políticos norte-americanos esperaram por algum posicionamento da Rússia. O clima parecia estar suspenso e, durante certo período, Reagan até perdeu alguns pontos de popularidade.

A tão aguardada e temida resposta soviética, no entanto, nunca chegou. Até hoje, inclusive, não se sabe quais foram as reações dos líderes da Rússia à brincadeira do presidente norte-americano, que havia gerado tantas discussões nos EUA.

Tamanha foi a repercussão do caso que, entre 1984 e 1985, o democrata Walter Mondale aumentou suas expectativas sobre uma possível eleição, já que o índice de aprovação de Reagan havia sofrido uma leve queda. Mas seus planos acabaram frustrados.

Nas urnas, o candidato republicano fez sucesso mais uma vez e acabou sendo reeleito pelos norte-americanos, apesar da polêmica gafe cometida na rádio. Tendo recuperado sua fama, Ronald Reagan assumiu a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez.


+Saiba mais sobre Ronald Reagan por meio das obras disponíveis na Amazon:

Ronald Reagan, de Bill Reilly (2016) - https://amzn.to/2GI4CH2

An American Life, de Ronald Reagan (2011) - https://amzn.to/38Tamtt

Reagan: The Life, de H. W. Brands (ebook) - https://amzn.to/2tWAxkd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du