Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nostradamus

Poção do amor e traumas da Peste: 5 fatos pouco conhecidos de Nostradamus

Embora Nostradamus pareça saber muito sobre nossas vidas, poucos conhecem detalhes da sua; saiba mais sobre o vidente francês!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/12/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Iustração de Nostradamus - Getty Images
Iustração de Nostradamus - Getty Images

Ao longo dos anos, supostos oráculos e profetas afirmaram serem capazes de prever o futuro da humanidade. Um exemplo recente é a mística búlgara Baba Vanga, que teria previsto, entre outras coisas, o 11 de setembro de 2001, a eleição de um presidente negro nos Estados Unidos e o desastre de Chernobyl.

Ainda mais recente, com a popularização das redes sociais, Os Simpsons ganharam a fama de prever acontecimentos do futuro, seja com a eleição de Donald Trump ou até a venda da FOX

Embora muito populares, nenhum deles é capaz de gerar tantos calafrios sobre o que pode acontecer com o mundo quanto os escritos do vidente francês Nostradamus. Não por acaso, ele ganhou o apelido de "o profeta da destruição".

+ De Hitler ao 11 de setembro: as possíveis previsões Nostradamus

No entanto, apesar de Nostradamus parecer saber muito sobre nossas vidas, pouco conhecemos os detalhes da sua. Assim, a equipe do site do Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o astrólogo francês. Confira!


1. Expulsão da faculdade

Durante grande parte do século 16, a Europa Medieval foi acometida pela Peste, enfermidade que teve grande influência na vida de Nostradamus. Afinal, o vidente francês trabalhou como boticário — um dos primeiros farmacêuticos que tratavam as vítimas. 

Os doutores da Peste/ Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Entretanto, ele jamais chegou a obter qualquer qualificação médica. Ainda por cima, Nostradamus chegou a ser expulso da faculdade, como recorda matéria publicada pelo History. 

Aos 14 anos, aponta Peter Lemesurier em 'Nostradamus, Bibliomancer: The Man, the Myth, the Truth', o francês ingressou na Universidade de Avignon para iniciar seu bacharelado. Um ano depois, porém, a instituição fechou por conta da Peste. 

Alguns anos depois, Nostradamus tentou estudar novamente, agora na Universidade de Montpellier. Mas sua vida acadêmica foi interrompida abruptamente devido sua expulsão pelo procurador estudantil, Guillaume Rondelet, visto que a universidade desprezava o ofício de boticário. Como resultado, o passado de Nostradamus veio à tona e ele nada conseguiu fazer. Parece que, desta vez, não esperava por isso.


2. Início no ocultismo

No início da década de 1530, Nostradamus se casou e constituiu uma família. Entretanto, teve de enfrentar o luto quando todos morreram devido à Peste alguns anos depois. Sozinho, ele viajou pela Europa e aprendeu uma variedade de ofícios e práticas que o afastaram da medicina e o levaram para o ocultismo.

Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus/ Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Segundo revela artigo publicado pelo The Guardian, Nostradamus acreditava que poderia explorar suas habilidades psíquicas com a ajuda de água e uma tigela.

Desta forma, ele passava horas em seu escritório meditando em uma bacia com água misturada com ervas especiais. A mistura causaria um estado de transe no francês e foi justamente nesses momentos em que ele teria tido suas visões proféticas.


3. Livro de receitas

Além de suas escritas ocultistas, Nostradamus também publicou um livro de receitas médicas intitulado 'Treatise on Cosmetics and Conserves' (ou 'Tratado sobre Cosméticos e Conservas' em tradução livre). 

As receitas incluíam desde um remédio muito popular contra a Peste, até misturas caseiras para ajudar a limpar os dentes, pintar o cabelo de loiro ou melhorar sua vida amorosa: a poção Love Jam

Imagem ilustrativa/ Crédito: Pixabay

Segundo o History, a receita exigia diversos ingredientes: como sangue de sete pardais machos; mandrágoras, conhecida também como 'maçã do diabo'; e ventosas dos braços de um polvo preservados; e um preparo com mel

Se um homem tivesse um pouco do preparo na boca enquanto beijasse uma mulher; ou uma mulher expelisse de sua saliva colocando-o na boca de outro homem, de repente causaria… um ardor em seu coração para realizar o ato de amor", escreveu Nostradamus sobre a eficiência da poção.

4. Sem datas 

Um dos motivos pelo qual as escritas de Nostradamus ainda trazem fascínio é simples: o vidente francês jamais especificou datas em suas profecias. Com isso, seus relatos são incrivelmente maleáveis, podendo ser aplicados a vários eventos dramáticos ao longo dos séculos. 

Cópia traduzida do livro de profecias de Nostradamus/ Crédito: Domínio Público

Outro ponto a ser destacado é que o francês escreveu, na maioria, sobre desastres como terremotos, fomes, doenças e guerras — fatos que ocorreram por muito tempo durante sua vida e que continuaram a acontecer no mundo desde então. Portanto, suas previsões podem ser entendidas de forma atemporal. 

Suas quadras poéticas — versos agrupados em quatro linhas — também foram escritas em diversos idiomas, como o grego, latim e o francês medieval; o que ajudou a manter o significado por trás de cada profecia obscuro e aberto à interpretação.


5. Propaganda nazista

Uma das previsões que muitos alegam ter sido feita por Nostradamus diz repeito à ascensão de Hitler. Mas o que poucos comentam é que os nazistas usaram as previsões de Nostradamus como propaganda durante a Segunda Guerra Mundial

Adolf Hitler, líder nazista da Alemanha/ Crédito: Getty Images

Segundo o History, o Terceiro Reich passou a interpretar as quadras poéticas a seu favor, alegando a vitória inevitável do exército alemão durante o conflito. Além disso, Joseph Goebbels, ministro da propaganda, mandou imprimir panfletos detalhando a previsão de Nostradamus e ordenou que fossem distribuídos a países neutros para convencer as populações locais de que uma vitória nazista era algo predestinado.