Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Novelas

Por que sempre existia uma Helena nas novelas de Manoel Carlos?

Após 'Baila Comigo', de 1981, as novelas de Manoel Carlos sempre apresentaram uma personagem chamada Helena; entenda o motivo

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 13/03/2024, às 11h48 - Atualizado em 15/03/2024, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas das personagens chamadas 'Helena' - Divulgação
Algumas das personagens chamadas 'Helena' - Divulgação

O que as novelas "Baila Comigo", "Felicidade", "Por Amor" e "Laços de Família" têm em comum? Bom, todas essas novelas, além de escritas por Manoel Carlos, contam com uma personagem chamada Helena. Com a estreia eternizada na novela "Baila Comigo", de 1981, a última vez que a personagem apareceu foi "Em Família", último folhetim de maneco.

A primeira a interpretar a personagem emblemática foi a atriz Lílian Lemmertz, depois, veio Maitê Proença. A última foi vivida pela atriz Julia Lemmertz. Mas o que explica o fato de as personagens levarem esse nome?

Durante uma entrevista ao Conversa com Bial, em 2020, o autor explicou que essa resposta se relaciona com a mitologia grega. Isso porque 'Helena' é, na verdade, uma referência a personagem Helena de Troia, que é filha de Zeus com Leda, uma mortal. Ela, vale destacar, carregava a reputação de ser muito bela.

Mitologia

Se engana, entretanto, quem acredita que o nome foi selecionado por uma experiência pessoal de Manoel Carlos.

"Foi Helena de Troia, e escolhi porque gosto do nome... Curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chama Helena. As pessoas me perguntavam na rua: 'Foi sua namorada? Sua amante?'. Eu dizia: 'Não'. Podia parecer que era minha mãe, minha irmã ou alguém da família, mas não era, não", afirmou o novelista durante a entrevista. 

Durante e entrevista, ele também revelou o que conecta as personagens no quesito personalidade. 

"A Helena é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive por qualquer homem, despojada, boa mãe, exemplo familiar. Acho que isso agradou também, essa mistura toda", destacou.

Regina Duarte como Helena em 'História de Amor' (1995) /Crédito: Divulgação/TV Globo

Essas são as atrizes que interpretaram 'Helena' nas novelas de Manoel Carlos: Lílian Lemmertz (Baila Comigo); Maitê Proença (Felicidade); Regina Duarte (História de Amor, Por Amor e Páginas da Vida); Vera Fischer (Laços de Família); Christiane Torloni (Mulheres Apaixonadas); Taís Araújo (Viver a Vida) e Julia Lemmertz (Em Família).