Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família real britânica

Por que Elizabeth II e Philip não foram ao casamento de Charles e Camilla?

A ausência da rainha Elizabeth II no casamento de seu filho, o atual rei Charles III, foi retratada na última temporada de ‘The Crown’; entenda!

Redação Publicado em 10/04/2024, às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camila, Philip, Elizabeth II e Charles, respectivamente - Getty Images
Camila, Philip, Elizabeth II e Charles, respectivamente - Getty Images

No dia 9 de abril de 2005, o atual rei Charles III e a rainha consorte Camila celebraram seu casamento com duas cerimônias, marcadas pela ausência da então rainha Elizabeth II e do príncipe Philip. Mas você sabe o motivo que os levou a não comparecer nas festividades?

Mais de três décadas depois de seu primeiro encontro, Charles e Camilla se casaram em uma cerimônia civil realizada no Windsor Guildhall, a poucos passos do Castelo de Windsor. Mas o que chamou atenção foi que os pais do noivo não estavam presentes entre os 28 convidados da cerimônia íntima, que incluiu os príncipes William e Harry.

Por sua posição como monarca, a rainha Elizabeth II era também chefe da Igreja da Inglaterra, e por isso, não viu como apropriado participar do casamento de duas pessoas que haviam se divorciado no passado. Charles foi casado com a princesa Diana entre 1981 e 1996, enquanto Camilla foi casada com Andrew Parker Bowles de 1973 a 1995.

Apesar da cerimônia civil em Windsor não ter apresentado a pompa dos grandes casamentos reais e os recém-casados não terem trocado um beijo público, cerca de 20 mil pessoas se reuniram no local para vê-los, segundo a revista People, com informações do jornal The Guardian.

Recém-casados

Mais tarde naquele dia, o casal, acompanhado de amigos e familiares, se dirigiu para a Capela de St. George's, onde foi celebrado um Culto de Oração e Dedicação. A rainha e o príncipe Philip demonstraram seu apoio ao filho mais velho e à sua parceira de longa data, participando do evento e organizando uma recepção no Castelo de Windsor.

Durante a cerimônia religiosa, conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, os recém-casados confessaram seus “múltiplos pecados e maldades” em uma leitura do Livro de Oração Comum.

Mais tarde, Charles e Camilla saíram da igreja de mãos dadas e posaram para fotos de casamento na Sala Branca do Castelo de Windsor. As imagens foram tiradas por Hugo Burnand, fotógrafo que o casal também contratou para o dia da coroação, em maio de 2023.