Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Como foi a morte de Egídio na versão de 1993?

O vilão da versão atual da novela ‘Renascer’ teve outro nome na história original da trama; seu fim foi um tanto quanto surpreendente

Isabelly de Lima Publicado em 22/03/2024, às 19h06 - Atualizado em 24/03/2024, às 20h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Herson Capri como Teodoro e Vladimir Brichta como Egídio - Divulgação / TV Globo
Herson Capri como Teodoro e Vladimir Brichta como Egídio - Divulgação / TV Globo

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela "Renascer" narra a saga de José Inocêncio: homem íntegro e batalhador que enfrenta diversos desafios em sua busca por justiça e felicidade. A história se desenrola em duas fases distintas, cada uma com suas nuances e particularidades.

É exatamente na segunda fase do folhetim, após a morte de seu grande amor, Maria Santa, que novos personagens são apresentados na trama. Isso aconteceu com a versão original da novela, exibida pela TV Globo em 1993 e depois na trama de Bruno Luperi, que está no ar agora, em 2024.

Interpretado por Antônio Fagundes na versão original e por Marcos Palmeira na releitura de 2024, José Inocêncio se tornou um símbolo de força e perseverança. Sua luta incansável para manter sua fazenda e família unidas emocionou o público e consolidou a novela como um marco na teledramaturgia brasileira.

Novos personagens

A inclusão de novos personagens, interpretados por um elenco talentoso, traz novos olhares para a trama e conquista uma nova legião de fãs. Um desses novos personagens é Egídio, vivido por Vladimir Brichta, que na versão original era interpretado por Herson Capri, sob o nome de Teodoro.

Obcecado por ascender socialmente e conquistar a riqueza que acredita ser merecida, Teodoro se torna frio e calculista. Em sua jornada implacável, ele não hesita em trair, manipular e até mesmo destruir aqueles que considera obstáculos em seu caminho.

O vilão Egídio na novela - Divulgação / TV Globo

Entretanto, alguns personagens da versão antiga possem um final um tanto quanto polêmico, e Teodoro, com certeza, foi um deles. Exatamente por ser o grande vilão, seu fim era muito esperado pelo público, mas como foi o caminho de Teodoro na trama? E será que o de Egídio seguirá o mesmo destino? Veja como foi o final do antagonista:

Fim do vilão

Nos próximos episódios de "Renascer", José Inocêncio (Marcos Palmeira) vai entrar em conflito com Egídio após descobrir que o vilão prejudica seus empreendimentos. A rivalidade entre os dois vizinhos aumenta a cada desdobramento da trama.

Vladimir Brichta como Egídio - Divulgação / TV Globo

Na versão de 1993, pouco antes do final da trama, o vilão, que havia causado problemas para vários personagens, é misteriosamente morto.

Ao deixar a fazenda de José Inocêncio (Antônio Fagundes), Teodoro monta em seu cavalo e atravessa a plantação de cacau do rival em direção à sua casa. Subitamente, é alvejado por múltiplos disparos. Mesmo tentando se defender ao cair, Teodoro sucumbe aos ferimentos causados pelos tiros no peito.

Herson Capri como Teodoro em 1993 - Divulgação / TV Globo

Após o crime, a notícia da morte de Teodoro se espalha pela cidade. Inicialmente, Zinho (Cosme dos Santos) assume a autoria do assassinato, porém mais tarde é revelado que Mariana (Adriana Esteves) foi a verdadeira responsável pelo ato. Sua motivação era proteger José Inocêncio, conforme o portal Extra.

"Como você fez isso, Mariana. Como foi capaz?", pergunta José Inocêncio. "Não me pergunte", pede Mariana. "Se você chegou aqui pra se vingar de mim, e agora?", indaga o protagonista. É então que Mariana revela: "Ele ia acabar com você".

Para saber se o novo vilão seguirá o mesmo caminho daquele da versão original, basta continuar assistindo à novela que está no ar no horário nobre da programação do canal televisivo.