Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

‘Renascer’: Veja como foi o final de Buba na primeira versão da novela

Atualmente vivida por Gabriela Medeiros, uma atriz trans, a personagem em 1993 era intersexo e precisou enfrentar grandes desafios

Isabelly de Lima Publicado em 02/03/2024, às 14h00 - Atualizado em 12/03/2024, às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A personagem Buba em 'Renascer' - Divulgação / TV Globo
A personagem Buba em 'Renascer' - Divulgação / TV Globo

Em 1993, a novela 'Renascer' reinou nas noites da televisão brasileira, conquistando um público fiel ao redor do país. Ambientada no interior do Brasil, a trama mescla romance, drama e temas sociais com maestria, sob a experiência do talentoso autor Benedito Ruy Barbosa.

Um dos elementos que contribuiu para o sucesso estrondoso do folhetim foi Buba, interpretada com sensibilidade e talento pela atriz Maria Luisa Mendonça. A personagem era uma mulher intersexo, o que na época representava uma temática inovadora e pouco explorada na teledramaturgia brasileira.

A personagem Buba em 'Renascer' na versão de 1993 - Divulgação / TV Globo

A novela abordou a história de Buba, mostrando os desafios e preconceitos que ela enfrentava. Sua trajetória inspirou e emocionou o público, abrindo espaço para debates importantes sobre diversidade e inclusão. No entanto, apesar de ter uma história tão significativa, a personagem teve um final turbulento. Confira como foi o final de Buba:

Trama 

A história da novela Renascer gira em torno de José Inocêncio, um homem humilde que encontra seu destino ao lado de um jequitibá. Sua perseverança o leva a se tornar um fazendeiro de cacau de grande sucesso e conquistar o amor de Maria Santa. No entanto, uma tragédia marca a vida do casal: a companheira do protagonista morre durante o parto do quarto filho.

Na segunda fase do folhetim, a trama se concentra no conflito entre José Inocêncio (Antônio Fagundes) e seu filho João Pedro (Marcos Palmeira), e na disputa de ambos pelo amor da mesma mulher.

Adaptada por Bruno Luperi, a obra de Ruy Barbosa substituiu 'Terra e Paixão' na grade da TV Globo, revisitando a história originalmente criada em 1993.

Maria Luisa Mendonça como Buba (esq.) e Gabriela Medeiros na versão de 2024 e - Divulgação / TV Globo

As reviravoltas não faltaram na segunda fase de 'Renascer'. O relacionamento entre José Venâncio (Rodrigo Simas) e Buba (Gabriela Medeiros) se intensifica, mas a sombra da tragédia paira sobre o casal.

O destino

Se a trama seguir o roteiro original, um destino cruel os espera. No ano de 1993, José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro se veem envolvidos em uma emboscada no capítulo 59 da novela. Tiros atingem o carro em que estão, e Venâncio falece, vítima de uma armação arquitetada por Egídio (Herson Capri), originalmente planejada para o pai do jovem.

José Augusto e Buba - Divulgação / TV Globo

Venâncio, por temer a reação do pai, guardou segredo sobre a identidade de Buba, alimentando a expectativa de um neto. Apesar de algumas discussões, ele decide revelar a verdade a José Inocêncio, mas a morte o impede de fazê-lo.

Buba, usando uma barriga falsa de grávida, enfrenta a dura realidade quando José Inocêncio descobre sua verdadeira história e a impossibilidade de gerar filhos, conforme o portal O Povo. 

Com o tempo, Buba encontra o amor novamente com José Augusto (Marco Ricca), o filho mais velho de José Inocêncio. Uma cerimônia de casamento oficializa a união do casal, com o apoio da família. 

A novela é exibida na TV Globo em seu horário mais nobre, o das 21h30, diariamente.