Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Veja como era a personagem Buba na versão de 1993

Sucesso na TV Globo, o remake da novela Renascer conta com diferenças em relação a versão exibida em 1993; entenda o que mudou na personagem Buba

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 10/02/2024, às 17h43 - Atualizado em 16/02/2024, às 19h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A personagem Buba na novela 'Renascer' de 1993 - Divulgação
A personagem Buba na novela 'Renascer' de 1993 - Divulgação

Chamando atenção dos telespectadores, o remake da novela Renascer faz sucesso entre o público. Entretanto, assim como vimos em Pantanal, detalhes da história original foram alterados na nova versão. 

Recentemente, uma dessas alterações chamou atenção na história da personagem Buba, vivida por Gabriela Medeiros. Na trama, ela revela a José Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, que é uma mulher trans. Mas, não foi bem assim que aconteceu na versão exibida no Brasil em 1993. 

Na primeira versão, a personagem foi vivida por Maria Luísa Mendonça. Nas duas versões, Buba tem um caso com o filho de José Inocêncio, que era casado. Mas, o que mudou? 

Intersexo

Na trama de 1993, Buba foi descrita como uma pessoa intersexo. Embora tenha sido chamada de hermafrodita nos capítulos da novela, a palavra caiu em desuso.

Durante entrevista ao Gshow, Bruno Luperi, responsável pelo remake, destacou o que o motivou a modificar esse detalhe na história da personagem. 

"A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas", disse ele.

De acordo com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos: "Pessoas intersexuais nascem com características sexuais (incluindo genitais, gônadas e padrões cromossômicos) que não se encaixam nas típicas noções binárias de corpos masculinos e femininos". 

Também vale destacar que uma pessoa transexual, ou seja, a nova versão da personagem Buba, é aquela que não se identifica com o sexo biológico que nasceu.