Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Renascer

Renascer: Veja como foi o final da personagem Mariana em 1993

Personagem polêmica e misteriosa em Renascer, Mariana teve um fim melancólico na primeira versão da novela; entenda

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 29/02/2024, às 15h20 - Atualizado em 10/03/2024, às 10h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A personagem Mariana na primeira versão de Renascer - Divulgação/ TV Globo
A personagem Mariana na primeira versão de Renascer - Divulgação/ TV Globo

Quem assiste o remake de Renascer, na TV Globo, vai se deparar com uma trama intensa que envolve José Inocêncio (Marcos Palmeira) e seus familiares. Entre os personagens, uma chama atenção: Mariana (Theresa Fonseca). 

A jovem causa polêmica na história. Embora tenha encantado João Pedro (Juan Paiva) ela acabou, de fato, se relacionando com o seu pai, José Inocêncio. Ainda apaixonado por Mariana, o rapaz vai se envolver com Sandra (Giulia Buscacio). Com isso em mente, fica a dúvida: como foi o final da personagem interpretada por Adriana Esteves na primeira versão, em 1993?

Vale destacar que, assim como todo e qualquer remake, muitos detalhes da história original acabam modificados ou modernizados para se adaptar ao público atual. Como consequência, o destino de Mariana pode também passar por mudanças. 

Embora tenha chamado atenção do personagem João e se casado com José Inocêncio, Mariana terminou a novela sozinha. Quando o seu companheiro morre, a personagem decide partir. Ela vai para Ilhéus e recomeça.

Decidida a deixar o passado para trás, ela dá adeus ao personagem João e vai até o aeroporto. "Olha, Mariana. Se você precisar de alguma coisa, qualquer problema sério, mande avisar nós. Escreve pra nós. Não leve mágoa não, Mariana", afirma o rapaz ao se despedir. Ela, entretanto, enfatiza que não tem rancor: "Não estou levando não. Fiquem com Deus". 

Críticas

Inclusive, a personagem Mariana rendeu desafios para Adriana Esteves. Em entrevista, ela revelou que a jovem foi nacionalmente criticada e odiada pelo público. 

"Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão", disse a artista durante entrevista à Veja.