Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Somos Marshall

Somos Marshall: Veja a história real por trás do filme

Filme é baseado em tragédia aérea que matou time de futebol americano na década de 1970

Redação Publicado em 10/10/2023, às 14h59 - Atualizado às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Somos Marshall' - Divulgação
Cena do filme 'Somos Marshall' - Divulgação

Lançado em 2006, o filme 'Somos Marshall' foi exibido na Sessão da Tarde, da TV Globo, nesta terça-feira, 10. Com os astros Matthew McConaughey, Anthony Mackie e Matthew Fox, o longa é baseado em uma tragédia área real que marcou a história do futebol americano nos Estados Unidos na década de 1970.

"Quando um desastre de avião tira a vida dos membros do time de futebol americano da Universidade de Marshall e de alguns de seus fãs, o novo treinador da equipe e alguns sobreviventes do acidente farão de tudo para remontar o time", explica a sinopse do filme.

O episódio compreende o pior do tipo já ocorrido com uma equipe esportiva dos Estados Unidos até hoje, assim como ocorreu com a Chapecoense em 2016. Tudo começou em novembro de 1970, quando os jogadores do Marshall University Thundering Herd, a equipe técnica, torcedores e tripulantes retornavam para Virgina Ocidental após uma disputa na Carolina do Norte, que resultou na derrota do time. 

Conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil, a aeronave, durante a etapa de aterrissagem, acabou se chocando com árvores, que se encontravam numa colina próxima ao Tri-State Airport. O impacto fez o avião explodir. Como resultado, as 75 pessoas a bordo acabaram falecendo.

O acidente

Vale ressaltar que o time não costumava utilizar avião para partidas. Isso porque, na maioria das vezes, o trajeto até o local das disputas era realizado de ônibus. A universidade até mesmo pensou em abrir mão do voo, no entanto, seguiu em frente.

As investigações do acidente apontaram para problemas técnicos, condições meteorológicas e falha humana, que resultaram na desgraça da aeronave. Huntington, cidade na qual a universidade está localizada, ficou em luto, assim como resto do país, abalado pela tragédia. 

Cena do longa 'Somos Marshall' /Crédito: Divulgação

Além disso, o programa de futebol da universidade quase fora cancelado após uma decisão do reitor. A situação só mudou após técnicos e estudantes o convencerem a mudar de ideia. Semanas após o acidente, uma equipe foi elaborada com atletas de outras modalidades e jogadores que se encontravam na divisão júnior.

Além do filme exibido na TV Globo nesta terça-feira, o acidente que comoveu os EUA também inspirou o documentário 'Marshall University: Ashes to Glory', que mostra como o time conseguiu superar a tragédia e recomeçar. A produção até mesmo recebeu o Emmy de Melhor Documentário Esportivo.