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Curiosidades / SS Ourange Medan

SS Ourange Medan: O enigma da tripulação que morreu com 'rostos congelados de terror'

As lendas e registros por trás do misterioso ‘navio fantasma’. Será que o SS Ourange Medan realmente existiu?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/04/2023, às 18h00 - Atualizado em 09/04/2023, às 13h09

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Reprodução de como seria SS Ourange Medan - Divulgação/ Haunted History BC
Reprodução de como seria SS Ourange Medan - Divulgação/ Haunted History BC

Em meados da Segunda Guerra, durante a década de 1940, uma história um tanto quanto bizarra passou a circular em jornais ao redor do mundo: o mistério do navio SS Ourang Medan

A narrativa aponta que a embarcação explodira perto da Indonésia. Mas o que mais chamou a atenção foi o que aconteceu com a tripulação. Afinal, relatos apontam que todos morreram com uma mesma expressão de desespero

A falta de informações concretas fez com que a história ganhasse inúmeras variações. Assim, consequentemente, teorias conspiratórias em torno do SS Ourang Medan surgiram aos montes. 

Uns sugeriam que a tripulação foi atacada por piratas. Outros que o navio carregava produtos químicos perigosos que foram responsáveis por sufocar os passageiros e explodir o navio. Há até quem diga que existiu um sobrevivente para relatar tudo o que viu. Mas o grande ponto é: será que o SS Ourang Medan realmente existiu? 

Lenda ou realidade? 

O roteiro sobre a trajetória do SS Ourang Medan parece até mesmo um conto de ficção ao melhor estilo 1899série da Netflix dos criadores de Dark que foi cancelada ao fim da primeira temporada —, mas há quem garante que os eventos misteriosos realmente aconteceram. Será mesmo?

Imagem promocional de 1899 (2022)/ Crédito: Divulgação/Netflix

Como já dito, a história do SS Ourang Medan pode variar de acordo com a fonte. A versão mais popular, relatada pelo portal Ripley's, aponta que o navio estava viajando pelo Estreito de Malaca — a principal passagem marítima entre os oceanos Índico e Pacífico, situada entre a península da Malásia e a ilha de Sumatra — em algum momento da década de 1940. 

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Foi então que outra embarcação se aproximou e detectou uma misteriosa mensagem vinda do bar: "Nós flutuamos. Todos os oficiais, incluindo o capitão, estão mortos na sala de mapas e na ponte. Provavelmente toda a tripulação morreu também… Eu morri." 

Dessa forma, um navio norte-americano, o Silver Star, foi chamado para investigar o cenário. Quando eles cruzaram pelo SS Ourang Medan, o grupo de exploradores já estava preparado para encontrar o cenário mais terrível que se pudesse imaginar: toda a tripulação morta em estado estarrecedor. 

Dentes arreganhados, com o rosto virado para o sol. Como se estivessem com medo”, relata a publicação. 

Quem supostamente viu o interior do navio descreve que até o cachorro que estava a bordo morreu com uma aparência como se estivesse rosnando. O que mais chamou a atenção, porém, é que nenhuma das vítimas apresentava sinais de ferimentos físicos. O que poderia ter causado a morte de tanta gente em tão pouco tempo sem ser combatido?

Para encontrar respostas, a tripulação do Silver Star pretendia rebocar o SS Ourang Medan para o porto. Mas logo perceberam uma fumaça saindo do interior do navio. Por sorte, os socorristas conseguiram se afastar o suficiente para não serem atingidos pela explosão. 

O SS Ourang Medan havia se escondido no fundo do mar para jamais ser visto ou incomodado novamente. Muitas versões da história, que possuem cada vez mais ares de lenda, terminam por aí. Mas segundo o All That Interesting, existem relatos que dizem que uma única pessoa sobreviveu.

Relatos reveladores?

O único suposto sobrevivente do SS Ourang Medan seria um homem chamado Jerry Rabbit — que ninguém sabe dizer a idade, nacionalidade ou o que ele fazia ao certo dentro da embarcação. Mas, mesmo assim, sua versão foi difundida. 

Rabbit supostamente apareceu na costa das Ilhas Marshall a bordo de um bote salva-vidas. Quer dizer, ele não era o único lá, mas sim o que sobreviveu — visto que o bote transportava seis outros tripulantes mortos; sendo encontrado dez dias após a explosão do SS Ourang Medan

Reprodução de como seria SS Ourange Medan/ Crédito: Historic Mysteries

O sobrevivente teria sido encontrado por um missionário, a quem revelou todo o drama de sua jornada. Ele teria se juntada à tripulação do navio em Xangai, que partiria numa rota para a Costa Rica. 

Jerry Rabbit diz que um fato lhe chamou a atenção naquele dia: cerca de 15.000 caixas de carga desconhecida foram transportadas para dentro do navio. Pouco depois da partida, ele percebeu estar no centro de uma operação de contrabando. 

O sobrevivente sentiu que a situação piorava a cada dia, ficando mais alarmante quando a tripulação passou a reclamar de cólicas estomacais. Desconfiado, teve certeza que havia algo de errado quando o primeiro membro da tripulação morreu. 

Rabbit precisava saber o que o SS Ourang Medan carregava antes que fosse tarde demais. Ao vasculhar o diário de bordo, descobriu que as caixas carregadas na China continham ácido sulfúrico, cianeto de potássio e nitroglicerina

O sujeito logo ligou os pontos e passou a suspeitar que o ácido sulfúrico estava vazando das caixas e seu gás, lentamente, sufocava a tripulação. Conforme mais pessoas começara a cair mortas pelo chão, Jerry Rabbit se juntou a outros seis fugitivos e escaparam num bote salva-vidas. 

Infelizmente, nenhum de seus companheiros sobreviveu à jornada. Para dizer a verdade, Rabbit teria morrido pouco após dar sua versão do trágico acontecimento. Isso é, se ele realmente existiu. 

Afinal, além de uma história publicada num jornal da década de 1940, não existem outros grandes registros sequer da existência de Jerry Rabbit. Para falar a verdade, poucas fontes apresentam breves relatos do SS Ourang Medan

Diferentes versões

Uma fonte que pode desmentir a existência do SS Ourang Medan é a Lloyd’s Register of Ships. Segundo a Encyclopedia Britannica, são eles que mantém os registros de todos os navios mercantes desde 1746. E por lá não há nenhum registro do navio. 

Nada foi documentado, nem sequer relatórios oficiais de incidentes sobre o naufrágio foram reportados. Além disso, não existem evidências de que o naufrágio foi encontrado no Estreito de Malaca ou em nenhuma outra região ao seu redor. 

O Estreito de Malaca/ Crédito: Domínio Público

A Ripley’s aponta, porém, que um pesquisador alemão, professor Theodor Siersdorfer, certa vez encontrou uma publicação, de 1953, intitulada 'The Death Ship in the South Seas', que oferecia evidências sobre o incidente.

O livro sugeria que, de fato, o SS Ourang Medan transportava cianeto de potássio e nitroglicerina — o que teria causado a explosão. Outro ponto que pode ajudar a fomentar esse suposto ocorrido é o período em que ele aconteceu. Afinal, zarpando durante ou logo após a Segunda Guerra Mundial, o sigilo em torno do navio faria sentido. 

O fato de existirem tantas versões da história do SS Ourang Medan levam a crer que o conto é muito mais fictício do que verdadeiro. Apesar de que, ainda em 1940, na Grã-Bretanha, o primeiro relato impresso sobre o acidente foi publicado. 

Mas a história só chegou aos Estados Unidos no fim da década, em 1948, quando a trajetória do SS Ourang Medan foi relatada por publicações respeitáveis, como o The San Francisco Examiner. 

Qual o motivo da história repercutir com tanto tempo de diferença assim? Por que suas versões apresentam detalhes tão diferentes dependendo de sua fonte? A verdade sobre o SS Ourang Medan pode estar guarda nas profundezas do oceano. Mas enquanto ela não aparece, a história do navio parece cada vez mais palavras jogadas ao vento.