Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra Mundial

Relembre o surpreendente submarino da Segunda Guerra encontrado 80 anos depois

Descoberta histórica: submarino USS Harder, ícone da 2ª Guerra Mundial, foi encontrado no Mar da China Meridional 80 anos após naufrágio

Redação Publicado em 02/07/2024, às 21h00 - Atualizado em 04/07/2024, às 07h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Modelo de fotogrametria 4D do naufrágio - Tim Taylor e Projeto Lost 52/ Marinha dos EUA
Modelo de fotogrametria 4D do naufrágio - Tim Taylor e Projeto Lost 52/ Marinha dos EUA

Em uma revelação surpreendente, marcando oito décadas desde sua última patrulha, os destroços do submarino USS Harder, um dos ícones da frota americana durante a Segunda Guerra Mundial, foram encontrados. Relembre a descoberta que marcou o ano, até o momento.

Conforme anunciado pelo Comando de História e Patrimônio da Marinha dos Estados Unidos (NHHC) em maio, o submarino repousa a aproximadamente 900 metros de profundidade, próximo à ilha de Luzon, nas Filipinas.

O USS Harder, agora encontrado em condição majoritariamente intacta - com exceção de danos observados atrás da torre de comando provocados por carga de profundidade japonesa - encontrou seu fim numa batalha em 24 de agosto de 1944.

Registro da embarcação - Projeto Lost 52

Durante a missão, o submarino e sua tripulação de 79 homens buscavam minar as operações das forças japonesas que ocupavam as Filipinas, um território então sob domínio dos EUA.

"O sacrifício do Harder e sua tripulação nos lembra do preço extenso da liberdade e da vitória", refletiu o almirante reformado Samuel J. Cox, diretor do NHHC. Esta descoberta não apenas presta uma homenagem aos marinheiros, mas também enfatiza o custo humano dos conflitos globais.

História!

Antes de seu destino, o USS Harder teve atuações de destaque, afundando dois navios de escolta japoneses na Península de Bataan em 22 de agosto de 1944. Depois, acompanhado por outros dois submarinos, seguiu em direção ao norte na costa de Luzon em busca de mais alvos.

Após disparar três torpedos que falharam em atingir um navio de escolta japonês CD-22, o Harder sucumbiu ao quinto ataque com cargas de profundidade pelo inimigo.

A confirmação dos restos do USS Harder veio através do projeto Lost 52, liderado por Tim Taylor da Tiburon Subsea, cujo objetivo é localizar os 52 submarinos americanos perdidos durante a Segunda Guerra Mundial. Até o momento, seis desses submarinos já foram encontrados.

"Expressamos nossa gratidão ao Lost 52 por nos permitir honrar novamente a coragem dos membros da tripulação do Harder", disse o diretor do Comando de História e Patrimônio da Marinha dos Estados Unidos (NHHC), Samuel J. Cox, em comunicado. O NHHC enfatiza que o local do naufrágio representa o repouso final dos marinheiros e deve ser respeitado como um cemitério de guerra.