Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / 'Uma chance para lutar'

'Uma chance para lutar': Conheça o lutador real que inspirou o filme

Com uma amputação congênita, Nick Newell conquistou diversas vitórias no MMA e inspirou o filme 'Uma chance para lutar'

Ingredi Brunato Publicado em 25/10/2023, às 13h31 - Atualizado às 19h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Nick Nowell à esquerda, e, à direita, uma cena do filme - Divulgação/ Redes Sociais e Divulgação/ Youtube/ Lionsgate Movies
Montagem mostrando Nick Nowell à esquerda, e, à direita, uma cena do filme - Divulgação/ Redes Sociais e Divulgação/ Youtube/ Lionsgate Movies

A Sessão da Tarde, da TV Globo, exibe, nesta quarta-feira, 25, o filme "Uma Chance de Lutar", lançado em 2021. Inspirador, é baseado na história real de Nick Newell, um lutador norte-americano de MMA (Artes Marciais Mistas) que, embora tenha nascido com uma amputação congênita, não deixou a condição impedi-lo de conquistar vitórias no esporte. 

Como o braço esquerdo do atleta se desenvolveu, aproximadamente, até a altura do cotovelo, ele não possui uma das mãos. Talentoso e habilidoso, Nick se tornou campeão de luta que já conseguiu dominar diversos adversários no ringue, provando que sua técnica e determinação é superior à desvantagem que sua deficiência física lhe confere. 

Das vinte disputas que já participou (que ocorreram entre 2009 e 2021), Newell perdeu apenas 4, ganhando as outras 16. Com 1,77 de altura e cerca de 70 quilos, ele competiu na categoria peso leve.

Fotografias de Nick Nowell / Crédito: Divulgação/ Redes Sociais e Getty Images 

Vale mencionar ainda que, para alcançar tamanho êxito no MMA, o atleta, que hoje tem 37 anos, precisou adotar um estilo de combate adaptado para a ausência de seu punho esquerdo — sendo influenciado, por exemplo, pelo gênero de luta livre. 

Especialista em finalizações, alguns de seus movimentos preferidos para acabar com seus oponentes são mata-leão, chave de braço e guilhotina, conforme repercutido pelo portal Insider. 

Durante uma conversa com o veículo em 2019, Nick explicou que sua mãe e seu primeiro treinador foram algumas das figuras que mais o encorajaram a aprender a lutar: 

Ela não me deixou e isso teve um grande impacto (...) O meu primeiro treinador [também] acreditou realmente em mim, apesar de eu não estar vencendo [na época] e eu apenas tive um forte sistema de apoio que me permitiu tornar-me no que sou hoje", relatou ele. 

Retratado no cinema 

Já em 2021, durante a divulgação do filme "Uma Chance de Lutar" (que, em inglês, tem o título "Notorious Nick"), o lutador deu uma entrevista à Cage Press: 

Sinceramente, todo mundo está enfrentando obstáculos, todo mundo tem suas adversidades que enfrenta na vida, e você pode ver as minhas. Então eu sinto que isso me torna identificável com as pessoas, sejam elas com as duas mãos, com uma mão, sem mãos, seja o que for. Estamos todos enfrentando alguma coisa", refletiu. 

Na ocasião, Nick Nowell ainda destacou que sua amputação congênita é parte de quem ele, mas não o define como pessoa: "Há muito mais em mim do que apenas o fato de eu ter uma mão faltando", concluiu.