Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Vídeos mostram reação de pessoas assistindo a explosão do Challenger

O trágico acidente foi televisionado em todo os Estados Unidos e boa parte do mundo, e muitas reações de choque foram registradas

Caio Tortamano Publicado em 21/09/2020, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explosão do Challenger - Wikimedia Commons
Explosão do Challenger - Wikimedia Commons

Em 1986, os Estados Unidos vibravam diante da possibilidade de enviar ônibus espacial, mas tudo veio por água abaixo quando o Challenger simplesmente explodiu depois de 73 segundos no ar, no Cabo Canaveral, Flórida. A missão era importante e marcante, pois seria a primeira vez que uma civil norte-americana viajaria para fora da Terra, a professora de história Sharon Christa McAuliffe.

A educadora participou de um processo seletivo envolvendo mais de 11 mil profissionais da educação, que teriam a tarefa de ministrar uma aula no espaço. Até por conta desse fato, escolas ao redor dos Estados Unidos mostraram o lançamento em televisões, transmitindo ao vivo da época dos noticiários.

Além dela, outros seis tripulantes que estavam dentro do ônibus espacial Challenger faleceram: os astronautas Judith A. Resnik, Ronald E. McNair e Ellison S. Onizuka, os pilotos Mike J. Smith e Francis R. Scobee e o comandante da missão Gregory Jarvis, especialista de carga.

O desastre foi amplamente noticiado e repercutiu o mundo todo, muito porque era um lançamento aguardado e previsto, que marcaria uma nova fase da exploração espacial. Por isso, até hoje é possível encontrar vídeos de pessoas reagindo ao trágico acidente.

Veja outros vídeos abaixo. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Soyuz 1: The Death of Vladimir Komarov, por Asif Siddiqi e Christopher Gainor (2020) - https://amzn.to/36B4N2O

Bringing Columbia Home, por Michael D. Leinbach e Jonathan H. Ward (2018) - https://amzn.to/3equrdh

Truth, Lies, and O-Rings: Inside the Space Shuttle Challenger Disaster, por Allan J. McDonald e James R. Hansen (2012) - https://amzn.to/3goERvM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W