Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / História

De Tutancâmon a Dante: Veja 5 reconstruções faciais de figuras históricas

Graças às novas tecnologias de tomografia computadorizada, pesquisadores criam recriações em 3D baseadas em máscaras mortuárias, crânios e múmias

Múmia de Ramsés II, máscara mortuária do rei Tut e afresco representando Dante Alighieri - Divulgação / Foto por MykReeve via Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons
Múmia de Ramsés II, máscara mortuária do rei Tut e afresco representando Dante Alighieri - Divulgação / Foto por MykReeve via Wikimedia Commons / Domínio Público via Wikimedia Commons

A História é um campo de estudo que parece praticamente interminável. Afinal, não somente ao longo do tempo, mas também ao longo de todo o globo, foi presenciada a história de diferentes grupos humanos e civilizações, cada um deixando suas próprias marcas que permitiram com que, ao menos, fossem lembrados ou mencionados na posteridade.

Algumas civilizações ou figuras históricas em específico marcaram o mundo mais que outros, como os antigos egípcios ou os artistas do Renascimento, responsáveis por fundamentarem os princípios da ciência moderna, como a astronomia, a matemática e a medicina.

Graças às técnicas modernas de tomografia computadorizada e reconstrução facial, podemos ter uma ideia de como esses importantes personagens na história da humanidade foram, através das análises de crânios, múmias e até mesmo máscaras mortuárias. Confira a seguir 5 exemplos:

1. Ötzi, o homem do gelo

Ötzi, o Homem de Gelo, encontrado nos Alpes de Ötztal / Crédito: Divulgação/Discover Magazine
Reconstrução facial de Ötzi, o Homem de Gelo / Crédito: Divulgação/South Tyrol Museum of Archaeology/Ochsenreiter

Em setembro de 1991, o casal de alpinistas alemães Helmut e Erika Simon encontrou, durante um trajeto na fronteira entre a Áustria e a Itália, o que primeiro pensaram ser o corpo de um aventureiro que falhou em sua travessia. Porém, aquilo, na verdade, era um cadáver mumificado pelo gelo, que viveu pela região há 5,3 mil anos; apelidado de Ötzi.

Segundo o Live Science, ele viveu entre os anos de 3350 a.C. e 3100 a.C., e faleceu com algo em torno dos 46 anos. Em sua reconstrução facial, podemos observá-lo como um homem com nariz longo e olhos fundos. O trabalho foi feito pelos irmãos holandeses Adrie e Alfons Kennis com base em imagens 3D de seu crânio.


2. Rei Tut

Máscara mortuária do sarcófago do rei Tut, e reconstrução facial / Crédito: Foto por MykReeve via Wikimedia Commons / Divulgação/Cícero Moraes

Também conhecido como o "faraó menino", Tutancâmon ascendeu ao trono em 1341 a.C., quando tinha entre nove e dez anos, e morreu em 1333 a.C., quando tinha entre 17 e 19 anos. Seus restos mortais mumificados foram encontrados em sua tumba, no Vale dos Reis em 1922, pelo arqueólogo e egiptólogo britânico Howard Carter.

A partir de sua reconstrução facial, podemos ver um rosto ainda jovem e delicado, com aparência de adolescente, quando morreu, de acordo com o pesquisador brasileiro Cícero Moraes, responsável pela recriação em 3D. Todas as projeções para o projeto foram baseadas em estudos a partir de tomografias computadorizadas.


3. Ramsés II

Múmia de Ramsés II / Crédito: Divulgação
Reconstruções faciais em 3d de Ramsés II / Crédito: Divulgação/Cícero Moraes

Outra figura emblemática do Egito Antigo foi o faraó Ramsés II, também lembrado como "O Grande". Responsável por expansões territoriais e campanhas militares bem-sucedidas, ele teve um reinado longo de 66 anos, e até hoje é uma das múmias mais bem preservadas desse passado.

A reconstrução facial de Ramsés também foi de autoria de Cícero Moraes, que tomou como base as angulações da estrutura do crânio do faraó e de uma tomografia computadorizada em sua múmia, que se encontra no Museu Egípcio do Cairo. Ele pode ser visto com uma aparência mais velha, visto que realmente morreu com uma idade mais avançada.


4. Dante Alighieri

Afresco representando Dante Alighieri / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons
Representação em 3D do rosto de Dante / Crédito: Divulgação/Cícero Moraes

Pulando para a Europa Renascentista, um dos maiores poetas da língua italiana, Dante Alighieri, também teve uma reconstrução digital de seu rosto. Ele é conhecido principalmente por ter escrito 'A Divina Comédia', que criou o imaginário de "inferno" que temos hoje.

+ Do verdadeiro nome ao exílio: 5 fatos sobre Dante Alighieri

Falecido em 1321, a verdadeira face de Dante sempre foi um mistério. O mais próximo disso era sua máscara mortuária, feita com base no molde de seu próprio rosto. No entanto, através de análises tomográficas e ultrassonográficas, combinadas com dados históricos sobre o poeta, Cícero Moraes recriou o rosto do homem, com seu nariz aquilino e olhos grandes.


5. Juanita

Múmia de Juanita / Crédito: Divulgação/Facebook
Recriação facial de Juanita / Crédito: Divulgação/Oscar Nilsson

Também chamada de "Donzela de Gelo", a múmia Juanita foi encontrada em 1995 no Monte Ampato, no sul do Peru, também congelada. Ela teria sido uma menina do Império Inca, que morreu como um sacrifício aos deuses em algum momento entre 1440 e 1480, quando tinha de 12 a 15 anos.

A partir de escaneamento dos restos mumificados de Juanita, seu rosto foi reconstruído por Oscar Nilsson, especialista em reconstrução facial da Suécia, ao lado de uma equipe de cientistas peruanos e poloneses. Nela, foram adicionados ainda cabelo humano real e roupas semelhantes às que ela usava quando morreu.