Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Do verdadeiro nome ao exílio: 5 fatos sobre Dante Alighieri

Saiba mais sobre a trajetória e legado do autor de 'A divina comédia'

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/10/2021, às 15h44 - Atualizado em 12/05/2022, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dante Alighieri, autor de 'A divina comédia' - Andrea del Castagno / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Dante Alighieri, autor de 'A divina comédia' - Andrea del Castagno / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Nascido em Florença, na Itália, Dante Alighieri foi um grande escritor, poeta e político. Considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, o autor de 'A divina comédia' veio a óbito na noite de 13 para 14 de setembro de 1321.

Mesmo após 700 anos de sua morte, Alighieri é amplamente reverenciado e lembrado na cultura popular.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 fatos sobre a trajetória e legado do escritor.

Confira abaixo.

1. Obra de relato pessoal

Retrato de perfil de Dante Alighieri / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Além de poeta, Dante Alighieri teve influência direta na política de Florença. De acordo com uma matéria do portal de notícias G1, em 1300, o escritor foi eleito um dos membros do governo local. Nascido em uma família influente, o cargo político ofereceu ao poeta maior destaque. 


2. O verdadeiro nome 

Muitas pessoas podem não saber, mas o primeiro nome do autor de 'A divina comédia' não é Dante. Nascido em 1265, em Florença, o escritor italiano chamava-se Durante. Portanto, a nomeclatura que o popularizou na verdade trata-se de um diminutivo do nome de batizo do autor.


3. Influência no idioma italiano

Ao optar em utilizar o dialeto toscano em seus escritos, ao invés do latim, Alighieri contribuiu para o nascimento do idioma italiano. Graças ao clássico 'A divina comédia', muitas outras obras foram escritas utilizando o dialeto, originando mais tarde, a língua italiana moderna.


4. O exílio

Dante Alighieri, escritor / Crédito: Galleria d'arte moderna di Firenze / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Após um novo regime político ser instaurado em Florença, Dante e seus aliados foram obrigados a ir para o exílio. Em 1302, foi decretado que se o escritor tentasse retornar para a sua cidade de origem, ele deveria ser queimado vivo. Alighieri, por sua vez, usou este tempo para se dedicar a sua escrita, afrontando seus inimigos — inclusive o papa Bonifácio XIII, com quem tinha uma rivalidade.


5. Inspirações culturais 

Ao longo dos séculos, o autor de 'A divina comédia' virou símbolo da cultura popular. Considerado o primeiro e maior poeta do idioma italiano, o escritor foi amplamente representado em pinturas, esculturas, músicas, produções cinematográficas e, até mesmo, em histórias em quadrinhos. Entre alguns nomes que se inspiraram em Alighieri estão: o pintor renascentista italiano Sandro Botticelli, o artista espanhol Salvador Dalí, e o escritor Dan Brown. Além disso, ele serviu de inspiração para os criadores de "X-Men".


A trajetória de Alighieri é tema do novo episódio do podcast 'Desventuras na História’, o novo projeto do site Aventuras na História, que retrata a vida de diferentes nomes de diversos períodos que marcaram o mundo.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e idealizador do podcast História em Meia Hora, que transmite o conteúdo de forma mais íntima, como se estivesse conversando. O primeiro episódio do projeto relembra a saga da rainha Maria Antonieta, que foi da realeza à guilhotina. 

Com tom descontraído, o podcast narrado por Soares segue a nova maneira de levar a História para o público. 

“Para mim esse projeto é ótimo”, explica o professor. “Minha expectativa principal é fazer com que as pessoas entendam que a história não precisa ser maçante, pode ser bem descontraída. E acredito que o site da Aventuras na História já tem essa pegada.”


++Saiba mais sobre Dante Alighieri por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box - A divina comédia, de Dante Alighieri (2021) - https://amzn.to/3bhLSxi

Dante: A biografia, de Alessandro Barbero (2021) - https://amzn.to/3Gq6UrR

Dante: O poeta, o pensador político e o homem, de Barbara Reynolds (2011) - https://amzn.to/3pQyqsq

Convívio, de Dante Alighieri (2019) - https://amzn.to/3mlSu3K

A divina comédia em quadrinhos, de Dante Alighieri (2011) - https://amzn.to/3GDsycn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W