Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Brasil

Engenheiros netos de escrava: A comovente trajetória dos irmãos Rebouças

Autores de importantes obras de infraestrutura no Brasil, os irmãos também contribuíram para o fim da escravidão no país

Redação Publicado em 04/11/2022, às 19h22 - Atualizado em 24/01/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato dos irmãos Rebouças sobre bandeira paulista - Domínio Público / Wikimedia Commons
Retrato dos irmãos Rebouças sobre bandeira paulista - Domínio Público / Wikimedia Commons

A importância dos irmãos Rebouças é inestimável, uma vez que foram responsáveis por importantes obras de infraestrutura no Brasil ao longo do século 19. Contudo, a história deles fica cada vez mais emocionante quando revisitada em seus detalhes pessoais.

Antônio e André Rebouças não foram escravizados, porém eram netos de uma escrava alforriada. Portanto, a luta pela abolição da escravidão sempre foi uma pauta presente em suas vidas.

Nascidos no município de Cachoeira, na Bahia, a dupla iniciou os estudos em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro em 1854. No anos seguintes, se consagraram na História como os primeiros engenheros negros do país.

Para saber mais sobre a brilhante jornada dos irmãos Rebouças, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, também idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. 

Clique aqui e ouça outros episódios exclusivos!

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / ESTADOS UNIDOS

Em 1913, a jovem Mary Phagan, de apenas 13 anos, foi encontrada morta no porão de uma fábrica judaica, chamada National Pencil Company. O diretor da empresa, Leo Frank, por sua vez, foi acusado injustamente pela morte da garota, gerando uma onda de antissemitismo nos Estados Unidos.

Leia mais aqui!

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!