Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Curiosidades

Veja receitas deixadas por nomes famosos da História

De George Washington a Thomas Jefferson e Rosa Parks, mesmo figuras importantes para a história e política americana possuem seus dotes culinários; confira!

Éric Moreira Publicado em 21/04/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosa Parks, George Washington e Ernest Hemingway com cozinha ilustrativa ao fundo - Imagem de stockgiu no Freepik / Domínio Público via Wikimedia Commons
Rosa Parks, George Washington e Ernest Hemingway com cozinha ilustrativa ao fundo - Imagem de stockgiu no Freepik / Domínio Público via Wikimedia Commons

Quando pensamos em figuras como George Washington, Thomas Jefferson e Rosa Parks, rapidamente nossa mente nos leva a pensar em seus feitos como presidentes dos Estados Unidos, no caso dos dois homens, e de ativista negra do movimento dos direitos civis.

No entanto, é importante lembrar que essas pessoas, embora tenham realizado grandes feitos históricos, também contavam com uma vida íntima. Uma preocupação diária que todas as pessoas possuem, que não escapava a eles, era a cozinha.

Tendo isso em mente, confira a seguir cinco receitas manuscritas deixadas por alguns nomes famosos da história:

+ Mistura incomum: Como era o sanduíche preferido de Elvis Presley

1. Cerveja de George Washington

Receita de cerveja e retrato de George Washington / Crédito: Divulgação/New York Public Library / Domínio Público via Wikimedia Commons

Segundo a People, um diário militar de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, datado de 1757, contava com uma receita curiosa de uma cerveja artesanal.

Ele também deixou instruções a respeito da temperatura: "deixe esta [cerveja] repousar até ficar um pouco mais quente do que o sangue".

Ele instrui na receita que, caso a temperatura do ambiente esteja um pouco mais fria, os cervejeiros poderiam "colocar um cobertor" sobre a bebida durante a fermentação. Vale mencionar que ele tinha um ingrediente característico peculiar na bebida: o melaço.


2. Sorvete de Thomas Jefferson

Receita de sorvete e Thomas Jefferson / Crédito: Divulgação/Library of Congress / Domínio Público via Wikimedia Commons

Pulando uma geração presidencial, o terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, também deixou uma receita curiosa para a posteridade. Disponibilizada pela Biblioteca do Congresso, compreende um passo a passo de uma sobremesa que Jefferson serviu após degustar a guloseima pela primeira vez na França: o sorvete

Nas instruções, é destacada a importância de esquentar os ingredientes "em uma caçarola", mexendo constantemente, até que atingisse a "quase fervura". Então, a mistura seria coada em uma toalha e, por fim, inserida em uma antiga espécie de sorveteira francesa chamada sabottiere.


3. Bolo de coco de Emily Dickinson

Receita de bolo de coco e Emily Dickinson / Crédito: Divulgação/Harvard's Houghton Library Amherst College Archives and Special Collections / Domínio Público via Wikimedia Commons

Conforme o Museu Emily Dickinson, em homenagem àquela que é considerada a maior poetisa dos Estados Unidos, a cozinha era um dos cômodos em que a escritora mais se sentia confortável.

No local, é possível encontrar toda uma coleção de receitas escritas por Dickinson, com destaque para uma de bolo de coco.

Com a receita, é possível perceber que a cozinha, por vezes, até mesmo se cruzava com o processo criativo de escrita de Dickinson. O que é reforçado pelo rabisco do início de um poema logo no verso desta receita.


4. Panqueca de Rosa Parks

Receita de panqueca e Rosa Parks / Crédito: Divulgação/Library of Congress / Domínio Público via Wikimedia Commons

Mais conhecida por ser ativista dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Rosa Parks também deixou uma receita nutritiva de café da manhã encontrada no verso de um envelope bancário: panquecas. A lista de ingredientes até mesmo contava com manteiga de amendoim.


5. Hambúrguer de Ernest Hemingway

Receira de hambúrguer e Ernest Hemingway / Crédito: Divulgação/Museum Ernest/Ernest Hemingway Papers Collection / Domínio Público via Wikimedia Commons

Autor de 'O Velho e o Mar' e 'Por Quem os Sinos Dobram', Ernest Hemingway chamava atenção em seus romances por, às vezes, dedicar parágrafos inteiros apenas para descrever comida detalhadamente. E na, vida real, ele também era meticuloso com suas refeições, aparentemente.

Uma receita escrita por ele, nomeada de "Hambúrguer favorito do oeste selvagem do papai", foi descoberta no Projeto Hemingway Letters da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, e de fato é, talvez, a mais trabalhosa da lista. Ao todo, são mencionados nove ingredientes a serem misturados à carne moída, incluindo queijo cheddar ralado.

Não há razão para que um hambúrguer frito fique cinza, gorduroso, fino como papel e sem gosto", escreveu ele em comentário na receita, inclusive.